Criticado por Anielle Franco, quem é vice do PT que defende acusado de mandar matar Marielle

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou as redes sociais para repudiar a ação do vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, que recebeu a família de Domingos Brazão nessa quinta-feira (9). O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e o irmão, Chiquinho Brazão, foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República como mandantes do assassinato de Marielle e Anderson Gomes, em 2018.

Vice-presidente do PT, Washington Quaquá, recebeu família de Domingos Brazão e reforcou confiança na inocência do político, acusado pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes – Foto: Washington Quaquá/washington.quaqua.5/Instagram
Quaquá usou as redes sociais para defender a inocência dos irmãos Brazão, após receber a esposa e os filhos de Domingos, na própria casa, em Maricá, no Rio de Janeiro. “Eu podia me calar e não me expor para defender alguém que já foi condenado pela mídia. Mas não posso fazer isso!”, disse o prefeito da cidade carioca na publicação.
“Eu quero afirmar o que já afirmei diversas vezes, porque não só conheço Domingos e Chiquinho Brazão, mas, além disso, li todo o processo e não há sequer uma prova contra eles!“, pontuou Quaquá na publicação. “A realidade é que usaram a família Brazão de bucha de canhão para ocultar, inclusive, o fato de que o assassino brutal esteve um dia depois no condomínio onde moram Bolsonaro e seu filho”, completou.
Irmãos Brazão são acusados de mandar matar a irmã de Anielle Franco, Marielle – Foto: Agência Brasil/ND
Anielle Franco rebate fala de liderança do PT
A ministra da Igualdade Racial usou as redes sociais para rebater a publicação de Quaquá e declarou que irá acionar o comitê de ética do partico contra o vice-presidente nacional da sigla. “Inacreditável, depois de tudo que a gente passou, ver pessoas se aproveitarem e usarem o nome da minha irmã sem qualquer responsabilidade”, declarou Anielle Franco.
“Vou protocolar nas instâncias do partido um pedido na comissão de ética pro dirigente que se utiliza desse caso de maneira repugnante e que é contra a postura do próprio governo e do partido”, disse Anielle Franco. Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e Chiquinho Brazão, ex-deputado federal (União-RJ) estão presos desde 2024.

1
2

Washington Quaquá (PT) foi deputado federal e exerce, atualmente, o cargo de prefeito em Maricá, no Rio de Janeiro – Bruno Spada/Câmara dos Deputados

2
2

Presidente Lula (PT) ao lado do prefeito de Maricá (RJ) e vice-presidente do partido, Washington Quaquá – Washington Quaquá/washington.quaqua.5/Instagram

Quem Washington Quaquá, vice-presidente do PT
Washington Luiz Cardoso Siqueira, de 53 anos, exerce o terceiro mandato como prefeito da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. Nascido na comunidade do Caramujo, em Niterói, o político é casado com a empresária e professora licenciada Gabriela Siqueira Lopes, e pai de dois filhos.
Conhecido como Washington ‘Quaquá’, o petista é formado em Sociologia pela UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói e ingressou na política ainda adolescente, aos 14 anos, quando militava no Partido dos Trabalhadores, inspirado pelo líder estudantil, Vladimir Palmeira.
Ele foi eleito prefeito de Maricá, pela primeira vez, em 2008 e se reelegeu em 2012. Em 2024, conquistou o terceiro mandato para chefiar o executivo municipal. Quaquá foi deputado federal, eleito em 2022 com 113.282 votos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.