A pergunta “o que fazer em Penha?” é facilmente respondida pela oferta de belezas naturais, rotas turísticas, passeios e diversão que a cidade oferece. A casa do multitemático Beto Carrero World conta com mais de 20 praias e atrações que incluem esportes radicais e contato com animais marinhos.
Localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, é vizinha de Balneário Piçarras e Navegantes e tem uma população de 36 mil habitantes, espalhada pelo seu pequeno território.
Para quem quer conhecê-la melhor, listamos dez diferentes atrações para distintos perfis de turistas. Praias, parque, gastronomia e passeios compõem a lista. Descubra agora o que fazer em Penha.
Tomar banho na Praia Alegre
Tranquilidade do mar e infraestrutura fazem da Praia Alegre uma das mais procuradas em Penha – Foto: PMP/Divulgação
A Alegre é uma das mais de 20 praias de Penha e das mais procuradas pelos turistas. Sua combinação de mar calmo (para nadar ou praticar esportes aquáticos), calçadão e ciclovia à beira-mar, aluguel de equipamentos (na alta temporada) e chuveiros, além de bares, quiosques e restaurantes ao redor da orla a tornam muito atrativa. Sua faixa de areia tem quase um quilômetro de extensão, delimitada ao Norte e ao Sul por molhes de contemplação.
“Experimentar” a via gastronômica da Praia da Armação do Itapocorói
1
2
Praia da Armação do Itapocorói – Marcos da Silva/PMP/Divulgação
2
2
Trapiche pelo qual a Praia da Armação do Itapocorói é conhecida – PMP-Divulgação
Mais conhecida como Praia do Trapiche, ela é um dos cartões-postais de Penha. Além de percorrer seu famoso trapiche, fotografar os barquinhos coloridos no mar e tomar banho, outro atrativo é escolher um dos restaurantes de sua via gastronômica para comer enquanto aprecia o mar. O carro-chefe, como qualquer cidade litorânea, são os peixes e frutos do mar.
Remar com as tartarugas
O que fazer em Penha inclui uma possibilidade diferente e inspiradora, que é a de remar ao lado de tartarugas que habitam o mar da Praia do Cascalho. Algumas agências turísticas oferecem o passeio de caiaque, com uma hora de duração, cujo objetivo é observar esse e outros animais marinhos.
Conhecer o Beto Carrero World
Conhecer o Beto Carrero World é obrigatório no roteiro do que fazer em Penha – Foto: Vlademir Bueno Cardoso
Se a cidade é a casa do maior parque temático da América Latina e o melhor do Brasil, é óbvio que “o que fazer em Penha” inclui conhecer o Beto Carrero World. Um único dia é pouco para desbravar suas 11 áreas temáticas e mais de 100 atrações, que além dos brinquedos (divididos entre radicais, para famílias e crianças) incluem shows diversos.
Fora toda a magia dos espaços ricamente cenográficos, ainda tem as quase 20 opções de alimentação, entre fast food, lanchonetes, restaurantes e lojas de doces.
Encontrar a cachoeira da Praia Vermelha
1
2
Para quem prefere sossego, a Praia Vermelha é um ponto que deve estar no roteiro do que fazer em Penha – Marcello Sokal/PMP/Divulgação
2
2
A pequena cachoeira da Praia Vermelha fica escondida em meio à mata – PMP/Divulgação
Cercada por morros e com poucos visitantes, a Praia Vermelha é um dos refúgios de Penha. Fora o mar, levemente agitado, dá para tomar banho na pequena cachoeira que escorre por um de seus morros.
Encontrá-la requer cerca de um quilômetro de caminhada, passando pela mata preservada, praias agrestes, nascentes e estradas de terra. Seu portal de entrada fica entre a Praia Vermelha e o costão direito (há sinalização). Em dias especialmente quentes, se refrescar na pequena banheira natural em meio à vegetação é bastante atrativo.
Garantir as melhores fotos na Rota dos Mirantes
Ponta da Vigia é um dos locais que fazem parte da Rota dos Mirantes de Penha – Foto: PMP/Divulgação
Penha tem uma “Rota dos Mirantes”, formada pelos morros das praias Vermelha, a vizinha São Roque e o Ponto da Vigia, de onde se tem vistas privilegiadas da cidade. Portanto, são também bons lugares para registrar as paisagens penhenses. É possível percorrer a rota de buggy, contratando com alguma agência local.
Saltar de parapente
Para quem curte adrenalina, saltar de parapente deve estar no roteiro do que fazer em Penha – Foto: PMP/Divulgação
Se você for do estilo aventureiro, saltar de parapente é uma das experiências do roteiro do que fazer em Penha. É também do alto do Morro da Praia Vermelha que os saltos ocorrem. O sobrevoo pela paisagem verde-dourada-azul pode levar de sete a 20 minutos e precisa ser agendado.
Praticar rapel
Rapel na Ponta da Vigia é bom para iniciantes – Foto: Edson Silveira/@graciosaterra/Divulgação
Aventureiro, mas ainda iniciante nos esportes radicais? A Ponta do Vigia (a mesma da Rota dos Mirantes) é um bom local para começar com a prática do rapel, feito no paredão rochoso de costas para o oceano. De nível fácil, a descida tem 20 metros e pode ser acompanhada por um instrutor, mediante agendamento. Dizem que na hora do pôr do sol o cenário fica ainda mais especial.
Assistir ao pôr do sol na Praia do Cascalho
1
2
O que fazer em Penha no fim de tarde? Assistir ao pôr do sol na Praia do Cascalho – Rafael Saldanha/PMP/Divulgação
2
2
É comum pessoas se reunirem para admirar o pôr do sol na praia – PMP/Divulgação
Por falar em pôr do sol, é famoso em Penha assisti-lo na Praia do Cascalho, sentado embaixo de árvores. Outra forma de apreciá-lo é dentro de um caiaque ou em cima de uma prancha de stand up, práticas esportivas comuns por lá. Fora o astro-rei, as tartarugas também são atrações nesta pequenina praia, onde pequenos cascalhos e conchas ocupam o lugar da areia, ao lado da Armação do Itapocorói.
Andar na escuna pirata
1
2
Característico de cidades litorâneas turísticas, em Penha também tem passeio de escuna pirata – PMP/Divulgação
2
2
Piratas responsáveis por animar a tripulação durante o passeio – PMP/Divulgação
Atração turística tradicional, o roteiro do que fazer em Penha deve incluir essa aventura encenada. Em 1h30 de passeio, passageiros e piratas embarcados na Escuna Capitão Gato partem do Rio Piçarras, aquele que faz a divisa entre a Praia Alegre e a Praia de Piçarras, e passam pela orla de Penha e da cidade vizinha em direção à Ilha Feia, com direito à parada para banho.
Na alta temporada, o passeio ocorre todos os dias em vários horários. Na baixa, a escuna sai de sexta à segunda, em menos horários.