Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a região Sudoeste do México neste domingo (12). O abalo ocorreu a uma profundidade de 86,2 km e não há informações sobre mortos ou feridos.
Tremor não teria causado maiores danos, diz órgão do governo do México – Foto: X/Reprodução/ND
O epicentro do terremoto foi localizado a oito quilômetros de Coalcomán de Vásquez, que fica a 600 quilômetros da Cidade do México, capital do país, e tem cerca de 20 mil habitantes.
De acordo com a Coordenação Nacional de Proteção Civil do país, não há, até o momento, registros de maiores danos. Até as 3h deste domingo, teriam sido registradas 37 réplicas do tremor, a maior delas de magnitude 4,0.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, publicou uma nota no X, em que afirma que “representantes do Comité Nacional de Emergências não têm novas informações e iniciaram protocolos de vistoria” na região afetada.
Tras el sismo registrado magnitud 6.1 con epicentro al suroeste de Coacolmán, Michoacan, representantes del Comité Nacional de Emergencias reportan sin novedad e inician protocolos de revisión.
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) January 12, 2025
México é vulnerável a terremotos
A localização do México o torna um dos países mais vulneráveis do mundo a terremotos, já que seu território está sobre cinco placas tectônicas. Em 1985, um tremor de magnitude 8,1 devastou parte do centro e do sul do país, matando milhares de pessoas.
Um dos últimos tremores mais devastadores aconteceu em setembro de 2017. Na ocasião, o terremoto atingiu magnitude 7,1 e matou 369 pessoas, a maioria delas na Cidade do México.
*Com informações de Jornal de Brasília.