Passeio com cães sem coleira: quais as raças de cachorro que não são confiáveis ao ar livre

Fazer um passeio com cães sem coleira é libertador para muitos tutores e para os pets, que podem correr livremente. Porém, existem algumas raças de cachorro que, quando possuem essa liberdade, podem causar problemas.

Caso o tutor perceba um comportamento reativo e agressivo dos cães sem coleira ao interagir com pessoas ou outro animais, é preciso ficar atento. – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Passeios com cães sem coleira não é para todas as raças
Segundo a veterinária Cathy Madson, treinadora de cães certificada, alguns passeios de cães sem coleira não são recomendáveis. Isso se deve ao fato de terem instintos de caça, o que as tornam naturalmente agressivas.
O fato de algumas raças de cachorro não serem recomendadas para um passeio sem coleira se deve ao fato de muitas raças terem instintos de caça. – Foto: Divulgação/Freepik/ND
“Cães não são máquinas. Eles são criaturas vivas com seus próprios desejos, instintos e comportamento. E se eles seguirem certos instintos, isso pode colocá-los em maior risco de perigo”, alerta Cathy.
Caso o tutor perceba um comportamento reativo e agressivo do cão ao interagir com pessoas ou outro animais, é preciso ficar atento. Muito tutores desconhecem as características naturais da raça de seu cão. Por isso, é necessário saber para garantir a segurança durante as caminhadas.
Malamutes do Alasca
O Malamute do Alasca é um cão afetuoso, leal e brincalhão. Porém, de acordo com o AKC (American Kennel Club), um dos maiores clubes de registro genealógico de cães, podem naturalmente apresentar comportamentos agressivos, pelo seu histórico de convivência em matilhas.
Não é recomendado que malamutes realizem passeios sem coleira, sem antes passar por treinamentos de socialização. – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Por isso, não é recomendado que a raça realize passeios sem coleira, sem antes passar por treinamentos de socialização. Malamutes são pets inteligentes, mas muitas vezes podem ser teimosos.
Galgos
Galgo é uma das raças de cachorro com um temperamento geneticamente sensível. Por isso, apesar de serem afetuosos com membros da família, precisam de uma abordagem gentil e de treinamento para lidar com estranhos.
Quanto mais cedo a socialização for realizada, mais fácil será para o galgo se adaptar aos passeios. – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Por isso, antes de permitir que um galgo passeie sem coleira, é fundamental que ele seja socializado desde cedo com outros animais e com crianças.
Esse processo de socialização ajuda a garantir que o cão desenvolva comportamentos adequados e consiga interagir evitando reações indesejadas, como perseguições. Quanto mais cedo essa socialização for realizada, mais fácil será para o galgo se adaptar aos passeios.
Foxhounds ingleses
Os foxhounds ingleses são conhecidos por sua energia e atlético físico. Porém, seu forte instinto de caça o torna inadequado para passeios sem coleira. Esses cães foram originalmente criados para caçar em bandos, perseguindo presas. Esse impulso está até hoje enraizado em sua natureza.
Esses cães foram originalmente criados para caçar em bandos, perseguindo presas. – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Mesmo que possuam uma personalidade amigável e sociável, o desejo de caçar pode fazer com que cães dessa raça sejam difíceis de controlar quando soltos. Por isso, passeios sem coleira devem ser evitados, para garantir a segurança do cão e evitar que ele se envolva em conflitos.
Basenjis
Muito afetuoso com sua família, os basenjis não são tão interessados em interações com estranhos. Eles tendem a ser reservados e cautelosos com pessoas fora do círculo familiar, o que pode torná-los mais desconfiados.
É recomendado manter o Basenji na coleira durante os passeios. – Foto: Divulgação/Freepik/ND
É uma raça inteligente, porém não possui facilidade para treinamento. O basenji é extremamente ágil e pode encontrar brechas para fugir, caso esteja sem coleira. Assim, é recomendado manter o basenji na coleira durante os passeios.
Borzois
Os borzois são uma das raças de cachorro conhecidas por sua elegância e velocidade, mas seus instintos de caça os fazem pouco confiáveis sem coleira. Criados para caçar raposas e lobos, os borzois foram treinados originalmente para perseguir caça.
Os borzois são conhecidos por sua elegância e velocidade, mas seus instintos de caça os fazem pouco confiáveis sem coleira. – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Segundo o AKC (American Kennel Club), qualquer animal pequeno que corra pode desencadear uma resposta reativa, então borzois devem estar na coleira durante os passeios ao ar livre.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.