Imagens impressionantes flagram uma mulher dando à luz em meio à enchente em Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (16). Equipes da Defesa Civil confirmaram a ocorrência e atendem a mulher.
Nas imagens, três homens amparam a mulher. Um servidor da Defesa Civil, que atuou na realização do parto, contou que a equipe estava em frente ao supermercado Koch, no bairro Monte Alegre, quando moradores os chamaram para atender uma mulher com 35 semanas de gestação (8 meses).
Mulher deu à luz em meio à enchente em Camboriú – Foto: Reprodução/ND
“A paciente já estava fazendo a parte da coroação do bebê, deitamos ela, fizemos toda a parte de protocolo do parto normal, e no meio de tanto desastre essa criança nasceu saudável. O nome dele é Kemuel e só estamos esperando agora ajuda do Corpo de Bombeiro chegar até o local para nós tá fazendo o corte do cordão umbilical”, contou.
Veja momento em que mulher da à luz em meio à enchente em Camboriú
Veja momento em que mulher é amparada enquanto dá à luz em meio a enchente de Camboriú – Vídeo: Reprodução/ND
A Prefeitura de Camboriú, por meio da secretaria da Defesa Civil, disponibilizou três abrigos provisórios para receber famílias que precisarem deixar suas casas em função dos alagamentos causados pelas chuvas desta quinta-feira. Só nas últimas choveu aproximadamente 210 mm.
Os abrigos disponíveis são:
Ginásio de Esporte Governador Irineu Bornhausen – Rua Hercílio Zuchi, 38 – Centro;
Ginásio Francisco Duarte (Escola Clotilde Ramos Chaves) – Rua Jesuíno Anastácio Pereira – Areias;
Ginásio de Esportes Luis Augusto Ribeiro – Guga – Rua Alecrim – Conde Vila Verde
Para quem mora perto de encostas, fiquem atentos aos solos encharcados, porque existe a possibilidade de deslizamentos. As equipes da Defesa Civil estão em estado de atenção e orienta os moradores que redobrem a atenção nesta quinta-feira, dia 16, pois as chuvas devem continuar.
Veja situação da UPA de Balneário Camboriú na manhã desta quinta-feira (16) – Vídeo: Reprodução/ND
Situação da chuva em Navegantes
A Prefeitura de Navegantes informa que, nas últimas oito horas, choveu 109.2 mm na cidade, o equivalente a cerca de quinze dias de chuva no mês de janeiro. O volume excessivo em tão pouco tempo tem causado diversos problemas na cidade que estão sendo atendidos pelas equipes da prefeitura.
O trânsito entre Gravatá e Centro está impedido por conta de pontos de alagamento na José Juvenal Mafra, no trecho próximo ao aeroporto, e na Pref. Cirino Adolfo Cabral (beira-mar). Nossos agentes indicam a rua Onório Bortolato como rota alternativa, já que ela está sem pontos de alagamento.
Atendimentos nas UBS Central, Verde Mar, São Paulo e São Pedro com problemas por conta do volume de chuva. No Daba estão mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência.
A Defesa Civil de Navegantes pede aos moradores e turistas que, se possível, evitem sair de suas casas até que a situação esteja segura e normalizada.
O índice de chuva em tão pouco tempo provocou alagamentos em pontos que não tinham histórico desse problema anteriormente.
Os servidores da Defesa Civil, Secretaria de Segurança, Navetran e demais órgãos trabalham para resolver os problemas e levar segurança à nossa população.