Serviços públicos, em diferentes setores, foram suspensos nesta sexta-feira (17) em decorrência das chuvas em Florianópolis. As aulas na educação infantil, que atendem ao programa Educar no Verão, e atividades nas universidades federais foram suspensas, assim como o atendimento presencial em órgãos do Poder Judiciário e espaços culturais.
Chuvas em Florianópolis causaram estragos e suspensão de atendimento em parte dos serviços públicos – Foto: PMF/ND
As regiões central e Norte foram as mais afetadas pela chuva em Florianópolis. Segundo a prefeitura municipal, todos os postos de saúde da cidade estão abertos, mas alguns apresentam interrupção parcial nos atendimentos.
É o caso das unidades Monte Serrat e Prainha, no Centro, e Abraão, Coloninha e Estreito, na área continental, que trabalham com certa dificuldade. As três UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da capital catarinense (Norte, Sul e Continente) estão funcionando normalmente.
Ainda na quinta-feira (16), a PMF anunciou a suspensão das atividades do projeto Educar no Verão, ofertadas por sete Neim (Núcleos de Educação Infantil Municipais) espalhados pela cidade. A previsão é de que as aulas retornem na segunda-feira (20).
Institutos de educação suspendem atividades por chuva em Florianópolis
Os campi de ensino superior suspenderam as atividades presenciais, em toda Grande Florianópolis, nesta sexta-feira. A previsão é de que o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) retomem as atividades no próximo dia útil.
Para demandas relacionadas ao IFSC, que suspendeu as atividades nos campus por causa das chuvas em Florianópolis, Palhoça e São José, as atividades e atendimentos à comunidade estão sendo feitas de maneira remota, por e-mail e WhatsApp.
A UFSC orienta que atividades relacionadas ao campus da capital e também à Farmácia Escola, sejam realizadas de forma remota. Nesta sexta, a reitoria realiza uma vistoria na unidade para verificar possíveis estragos causados pelas chuvas em Florianópolis. A Administração Central mantém um atendimento de plantão, através do WhatsApp (48) 3721-2818, para emergências.
As atividades da Reitoria da Udesc são realizadas de maneira remota para garantir o andamento do campus e preservar a segurança dos servidores, estagiários, bolsistas e terceirizados.
Campus da Udesc, em Florianópolis, está fechado em decorrência das chuvas em Florianópolis – Foto: Udesc/ND
Órgãos da Justiça suspendem atendimento presencial
O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Durval da Silva Amorim, assinou portaria, ainda na quinta-feira, autorizando a interrupção dos serviços presenciais no Ministério Público de Santa Catarina. A medida também suspende prazos referentes à tramitação de procedimentos extrajudiciais e de procedimentos relativos às atividades dos órgãos de apoio técnico, e administrativo.
A medida tem como base as chuvas em Florianópolis e, por isso, não determina o mesmo para as comarcas, que deverão ser orientadas pelas Coordenadorias Administrativas das Promotorias de Justiça. O mesmo procedimento foi adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que determina regime de trabalho home office para todos os servidores.
Conforme informado pelo TJSC, houve suspensão do atendimento presencial nos fóruns das comarcas de Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú, Biguaçu, Tijucas e Florianpópolis. Os prazos judiciais permanecem suspensos no Poder Judiciário de Santa Catarina até 20 de janeiro de 2025.
Na capital, servidores do Ministério Público de Santa Catarina foram orientados a trabalhar remotamente em decorrência das chuvas em Florianópolis – Foto: MPSC/ND
Centros culturais são afetados por mau tempo
A FCC (Fundação Catarinense de Cultura) informou que diferentes espaços culturais sofreram com as chuvas em Florianópolis e foram drásticamente danificados, principalmente, os que ficam na área central da capital catarinense.
Os espaços foram fechados, nesta sexta-feira, e devem permanecer desta forma até que as condições de acesso e segurança estejam normalizadas. Os espaços atingidos foram o CIC (Centro Integrado de Cultura), Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa) e Galeria dos Artesanato (Casa da Alfândega).
Na Grande Florianópolis, o Museu Etnográfico de Biguaçu (Casa dos Açores), também administrado pelo CIC e danificado pela tempestade, também está fechado por tempo indeterminado.