O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, dispensou a ajuda do Governo Federal e de outros estados no enfrentamento das fortes chuvas que atingiram o Litoral catarinense desde quinta-feira (16). Ao menos dez cidades do estado decretaram situação de emergência após o acumulado de chuva de um dia, 300 mm, ser o equivalente a quase dois meses de chuva.
Jorginho Mello afirmou que Estado tem condições de enfrentar as chuvas que afetam o litoral catarinense – Foto: Roberto Zacarias/Secom/ND
A afirmação dele foi feita à repórter Daniela Ceccon em uma coletiva de imprensa realizada na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil nesta sexta-feira (17), transmitida pelo BG Florianópolis.
SC tem condições de enfrentar chuvas, afirma Jorginho Mello
Jorginho Mello informou que recebeu ligações de governadores e prefeitos de outros estados com ofertas de auxílio. Segundo ele, o Coronel Fabiano de Souza, secretário da Defesa Civil, também recebeu uma ligação do Governo Federal que oferecia ajuda no enfrentamento das chuvas.
O governador também afirmou que os prejuízos não foram tão grandes quanto os causados pelas chuvas que atingiram o estado em 2023. No ano, o mês de outubro registrou um volume de chuva de 600 mm.
“Se precisar a gente pede. […] Não há necessidade, a gente tem condições plena de fazer, socorrer, de cumprir as nossas responsabilidades sem pedir ajuda alguma, não é motivo de desastre tão grande, de pânico. A gente agradeceu”, contou.
“A gente disse não precisa trazer agora que a gente não precisa. Está tudo sob controle. Tem que arrumar a estrada da BR-101, mas o Governo Federal já está se organizando para dar passagem”, explicou Jorginho Mello.
Assista declaração de Jorginho Mello
Nove cidades catarinenses decretam situação de emergência
As chuvas que atingem Santa Catarina colocaram dez cidades em situação de emergência. O temporal, que iniciou ainda na quinta-feira (16) e permanece nesta sexta-feira (17), já causou estragos em diferentes regiões.
Segundo a Defesa Civil estadual, 180 pessoas estão desalojadas, rodovias foram danificadas e de 200 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, apenas na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Segundo a corporação, as cidades que declararam situação de emergência, em Santa Catarina, ainda na quinta-feira, foram Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Tijucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema.
1
16
Bairro Monte Verde durante chuva em Florianopolis – Reprodução/ND
2
16
Beira-Mar em Florianopolis – Reprodução/ND
3
16
Carros submersos no Centro durante chuva torrencial em Florianopolis – Reprodução/ND
4
16
Centro após forte chuva em Florianópolis – Reprodução/ND
5
16
Chuva em Florianopolis deixa UFSC alagada – Reprodução/ND
6
16
Alagamentos em Florianópolis – Reprodução/ND
7
16
Forte chuva em Florianopolis causa deslizamento – Reprodução/ND
8
16
Hospital em Florianópolis foi invadido por água – Reprodução/ND
9
16
Josué Di Bernadi em Florianópolis – Reprodução/ND
10
16
Ônibus parado durante chuva em Florianópolis – Reprodução/ND
11
16
Ônibus tombado durante chuva em Florianópolis – Reprodução/ND
12
16
Rua alagada em Florianópolis – Reprodução/ND
13
16
Trânsito intenso na Beira-Mar durante forte chuva em Florianópolis – Reprodução/ND
14
16
Imagem da entrada do supermercado – Divulgação/Aline Fehlk/ND
15
16
Ônibus tombou após forte chuva em Florianópolis – Divulgação/Guarda Municipal
16
16
FRAME – O condutor amarrou uma corda na cintura e foi puxado com a ajuda de testemunhas no local – Divulgação/ND