Com mais de 20 anos de experiência e mais de dois mil cômodos redecorados, o designer de interiores, Jason Staf, revelou que não gosta de casas e paredes na cor branca. Ele listou cinco motivos pelos quais você deve evitar as paredes brancas em casa.
Para o designer, paredes brancas trazem monotonia e falta de energia ao lar. – Foto: Hayley Ellen Day/Staged to Sell Home/ND
A primeira e mais óbvia razão é a monotonia. “Todas as paredes brancas são chatas. Pronto, eu disse. Para mim, uma casa toda branca nunca parece realmente acabada”, explicou ao Livingtec.
Seguindo para o segundo motivo, Jason julga que uma casa habitada precisa de personalidade. “Se você quer ter uma casa memorável, você precisa injetar uma dose de cor nela”, detalhou.
Além de dar um toque de originalidade, as cores têm o poder de transmitir sentimentos. Tons quentes criam uma sensação relaxante e, para o profissional, todas as casas precisam de um espaço melancólico.
Já os tons mais chamativos, especialmente com um acabamento de alto brilho, criam um efeito “porta-joias”, adicionando uma quantidade de drama ao ambiente. Segundo Staf, esses tons podem ser usados em cômodos usados com frequência.
Quarto projetado por Jason, com um tom de amarelo ousado e refrescante. – Foto: Hayley Ellen Day/Staged to Sell Home/ND
O designer ainda acredita que a energia de cada cômodo é transferida para seus habitantes, assim, a terceira razão é vibração. Em salas de ioga, de estar ou um quarto de hóspedes, o branco pode ser tradicional demais.
“Alguns cômodos precisam de um impulso energético. Cores vibrantes como amarelo saturam o ambiente com uma sensação ensolarada, o que aumenta o nível de serotonina”, explicou.
O terceiro motivo é a sensação de amplitude. Com o uso de pinturas estratégicas, é possível fazer um quarto parecer maior e mais alongado, enquanto o branco não tem esse poder.
“Se você tem tetos mais baixos, considere pintar parte do cômodo com uma cor diferente. Gosto de pintar uma parte da parede, cerca de ⅓ do caminho para cima, em uma cor e ⅔ da outra. Acho que deixá-la um pouco desequilibrada e não perfeitamente na metade é outra maneira de alongar o espaço”, apontou Jason.
Além das paredes brancas: dicas para ousar
Por fim, o profissional compartilhou algumas dicas de como ousar na hora de pintar a casa. “Sim, pintar com cores pode ser arriscado, mas, na maioria das vezes, vale a pena correr riscos calculados para receber a recompensa final”.
Se for a primeira experiência, Staf recomenda iniciar por espaços pequenos, como forma de teste. “Em vez de escolher uma cor aleatoriamente, comece com sua cor favorita”, disse. Entre os ambientes recomendados, o designer indica os lavabos e closets, uma vez que são pouco usados.