Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos e empresa aposta em Donald Trump para reverter proibição

O Tik Tok parou de funcionar nos Estados Unidos, na noite de sábado (18), poucas horas antes da proibição da plataforma entrar em vigor, com a lei que iniciou neste domingo (19). A rede social contava com cerca de 170 milhões de usuários no país.

Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos com início de proibição prevista por lei – Foto: Divulgação/Salarko/Shutterstock/ND
Ao entrar no aplicativo, os usuários receberam uma mensagem da plataforma sobre a proibição. “Desculpe, o TikTok não está disponível no momento. Uma lei proibindo o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto”.
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, na sexta-feira (17), que a proibição do Tik Tok iniciaria a partir deste fim de semana. O recurso dos donos da rede social chinesa, que alegava violação da Primeira Emenda, foi rejeitado.
A decisão seguiu alerta da administração do ex-presidente Joe Biden, de que o aplicativo representava uma “ameaça grave” à segurança nacional, por conta de sua ligação com a China. O democrata assinou uma lei, em abril de 2024, que exigia a venda da plataforma para um proprietário não chinês.
Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos: usuários receberam mensagem ao entrar na plataforma, com aviso sobre a proibição – Foto: Divulgação/Il fatto Quotidiano
As autoridades americanas tinham como preocupação que o governo chinês pressionasse o Tik Tok ou a ByteDance, empresa controladora, a entregar dados e informações pessoais dos usuários para uso nas operações de inteligência chinesas. Até o momento, não há provas de que isso tenha de fato ocorrido. As informações são da CNN.
Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos e empresa aposta em Trump
O presidente eleito Donald Trump afirmou à CNN que a decisão final sobre a proibição é dele. “No final das contas, depende de mim, então vocês vão ver o que eu vou fazer”.
Ao ser questionado sobre uma possível reversão da medida, o republicano declarou que “o Congresso me deu a oportunidade, então eu tomarei a decisão.” A decisão estava prevista para ser tomada por Biden, mas o democrata transferiu para as mãos de Trump.
Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos: ByteDance aposta em Donald Trump para reverter proibição – Foto: Official White House Photo by Tia Dufour/ND
Trump ainda afirmou que “muito provavelmente” aplicaria uma medida que adiaria a proibição em 90 dias. A posse de Trump como presidente vai ocorrer na segunda-feira (20), um dia após a lei de proibição entrar em vigor. O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi convidado para a cerimônia.
Em vídeo publicado pelo executivo no perfil oficial da marca na plataforma, o CEO do TikTok disse estar “lutando para proteger o direito constitucional à liberdade de expressão”. Além disso, agradeceu Trump pelo apoio e por “trabalhar conosco para encontrar uma solução”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.