Dengue, gripe ou virose? Saiba diferenciar doenças que circulam no Litoral Norte de SC

A temporada de verão, além de férias, traz o aumento significativo no número de casos de doenças como viroses, resfriados e gripes. Além disso, a dengue também volta a assustar a população catarinense.

No Litoral Norte de Santa Catarina, os casos de viroses, causadas principalmente pelo norovírus e o rotavírus têm lotado hospitais. Itajaí até investiu em um centro de atendimento focado apenas em doenças infectocontagiosas para lidar com a alta demanda.
Saiba diferenciar doenças que circulam no Litoral Norte de SC – Foto: Reprodução/Freepik/ND
Itapema também documentou um aumento nos casos dessas doenças e abriu um Pronto Atendimento (PA) no bairro Morretes com o objetivo de desafogar a UPA 24h da cidade, pensando no número de turistas.
Ficar doente em meio a esta ‘avalanche’ de possíveis quadros pode causar certo pânico, por isso, o portal ND Mais trouxe os principais sintomas de cada doença para ajudar na identificação. Porém, isto não substitui a busca por profissionais da saúde e avaliação médica.
Veja tipos de doenças que circulam no Litoral Norte de SC
Dengue
Conforme o Ministério da Saúde, a dengue faz parte de um grupo de doenças chamadas arboviroses, que são causadas por vírus transmitidas por vetores artrópodes. No Brasil, é é a fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Os principais sintomas são a febre de início repentino, entre 39°C e 40°C, dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos. Nesses casos, é preciso procurar um serviço de saúde.
Caso após o período febril outros sintomas apareçam, é preciso ficar atento. Esses sinais podem indicar o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragia.
Aedes aegypti é o agente transmissor da dengue no Brasil – Foto: Freepik/ND
Dentre estes sintomas estão:

Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
Hipotensão postural e/ou lipotímia;
Letargia e/ou irritabilidade;
Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm;
Sangramento de mucosa;
Aumento progressivo do hematócrito.

Viroses gastrointestinais
Segundo o médico infectologista Dr. Pablo Sebastian Velho, existem duas viroses gastrointestinais circulando pela região. Uma delas é causada pelo norovírus e outra pelo rotavírus. Os sintomas podem variar conforme os pacientes.
Porém, o médico explica que, normalmente, eles incluem náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal, em diferentes intensidades.
Conforme o infectologista, estes tipos de vírus são mais frequentemente transmitidos por contato pessoa-a-pessoa, ingestão de água ou alimentos contaminados e superfícies infectadas.
Viroses gastrointestinais são algumas das doenças que circulam no Litoral Norte de SC – Foto: Freepik/ND
Portanto, existem formas de se prevenir e evitar ficar doente. Dentre elas estão a higiene das mãos, o cuidado com a manipulação de alimentos e a ingestão de bebidas de locais confiáveis.
O Dr. Pablo também destaca a importância de manter o calendário vacinal em dia, em especial, neste caso, contra o rotavírus.
Gripe
Já a gripe é, de acordo com o Ministério da Saúde, uma infecção aguda do sistema respiratório, causado pelo vírus da influenza, que possui um alto potencial de transmissão. Ela também é uma das doenças que circulam no Litoral Norte catarinense durante a alta temporada.
Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse e dor no corpo. Alguns outros sinais como calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração e secreção nasal podem aparecer subitamente.
Gripe é causada pela influenza e é uma das doenças que circulam no Litoral Norte de SC – Foto: Freepik/ND
Porém, também é possível o aparecimento de sintomas associados como a diarreia, o vômito, a fadiga, a rouquidão e olhos avermelhados/ lacrimejantes.
É essencial buscar tratamento pois a gripe pode evoluir para quadros mais complicados como pneumonia bacteriana ou viral, sinusite, otite, desidratação, além de causar piora nas doenças crônicas.
 
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.