A Região Sul do Brasil enfrenta uma semana marcada por chuvas generalizadas, com condições que favorecem tempestades severas. A partir desta quinta-feira (23), o calor intenso, aliado à passagem de uma frente fria e à alta umidade, aumenta o risco de tempestades severas em Santa Catarina.
Frente fria traz novos riscos de temporais severos e deixa Santa Catarina em alerta a partir desta quinta-feira (23) – Foto: Divulgação/ND
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, entre quinta, sexta e sábado, serão dias com altas probabilidades de formação de temporais no estado. “Esses temporais são alimentados pelo alto grau de umidade relativa do ar e a temperatura alta”, diz.
“Ou seja, calor somado à umidade e a pressão atmosférica baixa são os fatores preponderantes para que nós vejamos a formação de temporais”, explica Scheuer, complementando que os fenômenos acabam atingindo um número maior de cidades.
Na sexta-feira (24), tempestades generalizadas são esperadas, com previsão de pancadas de chuva em todos os municípios catarinenses, incluindo a capital, Florianópolis. O acumulado de chuva pode voltar a gerar transtornos, como alagamentos em áreas urbanas.
Florianópolis fica novamente em alerta para novos temporais entre quinta (23) e sábado (25) – Foto: Reprodução/ND
Formação de ciclone e passagem de uma frente fria intensificam as condições para tempestades
As pancadas de chuva começarão a se formar de maneira mais intensa no Oeste catarinense nesta quinta-feira, antes de se espalharem por todo o estado na sexta-feira. Scheuer explica que uma baixa pressão associada a uma frente fria que passa sobre o oceano atlântico complementa a formação das tempestades.
A chegada da frente fria no final do dia e a formação de um ciclone sobre o oceano Atlântico, próximo ao Rio Grande do Sul, devem intensificar o volume e a frequência das chuvas. As temperaturas em SC seguem altas, entre 33 e 35°C entre quinta e sábado.
Tempo severo deve voltar a atingir SC na quinta, sexta e no sábado – Foto: Divulgação/Meteored
“Isso deve favorecer a formação de novas áreas de instabilidades, entre quinta, sexta e sábado, preferencialmente à tarde e à noite, e alguma tempestade severa não está descartada”, alerta o meteorologista.
Conforme Scheuer, as chuvas devem persistir até o sábado (25), quando os impactos mais significativos podem ser observados. “Vale destacar que as planícies do Oeste, são locais que são mais favoráveis [para ocorrência de temporais severos]”, alerta.
A expectativa é de que as condições climáticas melhorem gradualmente após o final de semana, com o afastamento da frente fria.
Recomendações da Defesa Civil à população
Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.