Jonathan Henrique dos Santos esperava o elevador no hall do prédio onde mora quando ouviu o pedido de socorro. O bombeiro abriu a porta e encontrou a criança engasgada nos braços da avó. Bombeiro esperava elevador quando ouviu gritos de socorro e encontrou a avó com a criança
A rápida ação de um bombeiro de Jundiaí (SP), que estava de folga, salvou a vida de uma criança de 4 anos que havia se engasgado na tarde de quarta-feira (22).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o soldado Jonathan Henrique dos Santos esperava o elevador no hall do prédio onde mora quando ouviu o pedido de socorro. O bombeiro abriu a porta e encontrou a criança nos braços da avó. Jonathan realizou a manobra de Heimlich e conseguiu desengasgar a criança.
Conforme a corporação após o salvamento, o soldado descobriu que o menino é filho de um colega que trabalha na mesma unidade que ele. Segundo a corporação, a criança passa bem.
Soldado conseguiu desengasgar o menino. Horas depois, descobriu que a criança era filha de um colega de corporação
Corpo de Bombeiros/Divulgação
O que é o engasgo?
Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).
Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.
Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.
Como e por que fazer a manobra de Heimlich?
Localização da região epigástrica.
Domínio Público
Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.
A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
Por quanto tempo fazer a manobra?
Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! Precisa acionar o 190 por telefone e tentar uma reanimação cardiopulmonar.
O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – válido para todo o Brasil – é o 192.
E em casos de engasgos com bebês?
Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
Manobra de Heimlich é indicada para salvar bebês engasgados
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM