A alegria do carnaval invadirá a Avenida Beira Rio, em Joinville, no Norte catarinense, entre os dias 22 e 23 de fevereiro. Com vestes típicas e muito samba no pé, quatro escolas prometem emocionar o público com os temas e homenagens escolhidos para 2025. A festa ainda terá atrações para toda a comunidade, como baile das crianças e pets.
Da Babitonga à boemia: conheça os sambas-enredo do Carnaval de Joinville 2025 – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND
Conheça os sambas-enredo do Carnaval de Joinville 2025
Escola Unidos do Caldeirão
Com o tema “Babitonga e seus encantos”, a Unidos do Caldeirão entra na avenida com o samba-enredo composto por Alisson Narcisa e Jucélio Manoel Narcisa. A escola de samba busca contar a história da Baía Babitonga, que é descrito pelos integrantes como “mágico”.
“Contando um pouco da biodiversidade que nós temos na Baía da Babitonga. Porque nós sabemos que no trajeto da região até as cidades litorâneas nós passamos pela baía. Subindo no Mirante o que nós temos? A Baía da Babitonga. Então estamos trazendo para a avenida todas essas belezas naturais, até para fazer a população refletir sobre a importância da biodiversidade, da preservação ao meio ambiente”, conta a presidente da escola, Marili Teresinha Cardoso Narciza.
Escola Fusão do Samba
“Com raça e alegria, triunfou a periferia” é o tema do samba-enredo da Fusão do Samba neste carnaval. Na avenida, a escola celebrará o talento, a força e a criatividade do povo da periferia.
“É um tema de superação. Pessoas que saem da periferia e superam na vida, triunfam na educação, na cultura”, afirma a presidente da escola, Enelir Catarina Cardoso Machado.
Enelir ainda conta que, para o Carnaval 2025, a escola preparou oito alas que desfilarão na avenida. “A bateria, que virá bem fervorosa, e um carro alegórico que virá com um diferencial este ano, que é uma coisa que ainda não teve em Joinville. Então vamos guardar a ‘surpresinha’ para o desfile”, garantiu.
Escola Diversidade
Já o Gres Diversidade homenageará uma figura marcante com o samba-enredo “Colo de mãe, Jacila – a mãe de Joinville”. De acordo com a escola, a letra é um poema que celebra o amor, a ancestralidade e a força de uma história.
“Jacila Barbosa é um ícone joinvilense. Hoje ela contribui em diversas vertentes, seja na caridade, no amor, no atendimento às famílias mais necessitadas. Possue a casa da Vó Joaquina onde abriga muitas famílias, contribui com cestas básicas”, conta o diretor de carnaval da Diversidade, Guilherme Felipe Tiburcio.
Escola Príncipes do Samba
Com o tema “Príncipes do Samba nos refúgios da Boêmia – De bar em bar à fantasia”, a escola levará história, tradição e alegria para a Avenida Beira Rio.
“Nós vamos trazer para a avenida a magia do bar, o que acontece no bar. É toda essa alegria, empolgação, celebrações. E vamos contar também a história de como tudo isso começou. Um fato interessante é que quem fundou o primeiro bar, lá em 3.500 A.C, foi uma mulher. E na época era uma taberna, um centro social”, relembrou o presidente da escola, Emerson França de Souza.
Detalhes do Carnaval de Joinville 2025
Uma das novidades do Carnaval deste ano será o desfile de bonecos gigantes do Bloco Neco Maneco que abrirá a programação de sábado (22), a partir das 18h, na Avenida Beira Rio.
Os bonecos irão homenagear personalidades e personagens lendários da cidade, como a Noiva da Ponte, a Pipoqueira Margarida e a Rosa do Pé Inchado.
Bloco Neco Maneco abrirá a programação de sábado (22), a partir das 18h – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND
Em seguida, a partir das 19h, inicia a tradicional lavagem da avenida com Afoxé Omilodê e, na sequência, terá o Desfile das Escolas de Samba. A primeira a desfilar será a Escola Príncipes do Samba, às 20h. Logo depois, às 21h, será a vez da Unidos do Caldeirão, e às 22h, a Fusão do Samba. O encerramento da programação será com a escola Unidos pela Diversidade, que entra na avenida às 23h.
“O Carnaval em Joinville acontece há mais de 100 anos e enxergamos sua importância não apenas pela parte simbólica, mas também porque todos os anos mais pessoas vêm para assistir aos desfiles. Convidamos as pessoas que venham para a avenida e percebam o trabalho realizado pelas escolas com a elaboração das fantasias, alegorias, sambas-enredo, parte de música, dança e visual que levam grande alegria para a avenida”, afirma secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.
Encontro de Blocos, baile infantil e atrações pet
A festa em Joinville continua no domingo (23) com as atrações do Carnaval da Família. Uma delas é o Encontro de Blocos de Rua, com concentração a partir das 13h30, em diversos locais da região central da cidade. Entre os pontos de encontro estão a Rua das Palmeiras, a Praça Nereu Ramos, o Museu Arqueológico de Sambaqui, a Praça da Bandeira e o Mercado Público Municipal.
A partir das 15h, acompanhados por um trio elétrico, os blocos seguem do Mercado Público para a Avenida Beira Rio em frente ao Centreventos Cau Hansen. Durante o período da tarde, ainda ocorrem o baile infantil e atividades para os pets no local.