Lula manda recado a Trump e promete revidar eventual taxação sobre produtos brasileiros

O presidente Lula (PT) prometeu revidar aos Estados Unidos da América (EUA) uma eventual taxação sobre produtos brasileiros. O petista afirmou, nesta quarta-feira (5), que vai aumentar e diminuir os impostos de importação dos produtos americanos conforme os EUA alterem as taxas dos produtos do Brasil, uma vez que Donald Trump vem prometendo taxar países que julgam ter relações comerciais injustas. 

Lula manda recado a Trump e promete revidar taxação sobre produtos brasileiros – Foto: Divulgação/Agência Brasil/ND
Lula promete revidar taxação de Trump e fala em reciprocidade
Lula alertou que, caso o presidente dos EUA aumente as taxas para os produtos brasileiros, o imposto para produtos estadunidenses também será elevado. “É lógico. O mínimo de decência que merece um governo é utilizar a lei da reciprocidade”, disse o presidente brasileiro.
Por enquanto, os EUA vêm vivendo uma guerra comercial com países que têm superávit comercial (vende mais do que compram dos americanos), como China, Canadá e México. O Brasil vive uma situação de déficit comercial (compra mais do que vende dos EUA).
“Para nós, importante seria os Estados Unidos baixarem a taxa, e nós baixarmos a taxação. Mas se ele, ou qualquer país, aumentar a taxa de imposto para o Brasil, nós iremos utilizar a reciprocidade, nós iremos taxar eles também”,  afirmou Lula.
Lula promete revidar taxação sobre produtos brasileiros; Brasil mais compra do que vende dos EUA – Foto: Grupo Allog/ Divulgação
Lula promete revidar taxação de Trump e cita deportados brasileiros
O presidente brasileiro ainda afirmou que o governo federal vai monitorar a chegada de deportados. Um avião, vindo de Louisiana, nos Estados Unidos, para Fortaleza, no Ceará, deve chegar na sexta-feira (7).
“Nós estamos muito atentos, a Polícia Federal, Ministério da Justiça, Ministério dos Direitos Humanos e o Itamaraty, para que a gente dê cidadania a esses companheiros quando chegam ao Brasil, inclusive com assistência médica, para saber se as pessoas estão com algum problema de saúde”, afirmou o presidente.
EUA implementou mudanças drásticas na política migratória – Foto: Reprodução/ND
Em 24 de janeiro, um avião com 88 deportados brasileiros chegou em Manaus. Os passageiros estavam algemados e alegavam terem sofrido maus tratos.
‘Ninguém pode viver de bravata’
As ameaças de Trump, como as alegações de se apropriar da Groenlândia e do Canadá, também foram alvos de críticas de Lula. “Ninguém pode viver de bravata a vida inteira. É importante que a gente comece a selecionar as coisas sérias para que a gente possa discutir”, disse o petista.
Lula critica Trump e diz que estadunidense vive de bravata – Foto: Chip Somodevilla/AFP/ND
*Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.