![](https://s2-g1.glbimg.com/m9xMtrEDkp62amqfo8e3hSUgU7I=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/7/b/1aoeo5Qw27qjsSVOjuXg/carros-transito.png)
Iniciatava foi apresentada pelo prefeito Sandro Mabel. 10 vias da capital vão fazer parte do programa de desobstrução. Plano de mobilidade traz novas regras para o trânsito de Goiânia
As mudanças propostas pelo Plano Nova Mobilidade, apresentado pelo prefeito Sandro Mabel (UB), começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira (10). De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a Avenida 136 e Jamel Cecílio são as primeiras a receberem as novas medidas que almejam melhorar a fluidez do trânsito, com três faixas de circulação e a orientação de proibido estacionar.
Em entrevista à TV Anhanguera, o titular da Secretaria Municipal de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, informou que começaram a ser colocadas as placas de sinalização vertifical, que indicam a proibição de estacionamento no local. Foram abertos três corredores de circulação, sendo a faixa da direita exclusiva para a circulação do transporte coletivo e de motocicletas.
Tarcísio pontuou que, incialmente, a medida será educativa. “Teremos uma campanha de conscientização, demonstrando a importância das ações que estão sendo realizadas. Após esse periodo, vamos começar a fiscalização”, explicou.
Segundo a SET, a mudança irá se estender por toda a cidade ao longo dos meses. Os próximos locais a receberem a medida de proibição serão a Avenida Castelo Branco e Mutirão (confira a lista completa abaixo).
“São 10 corredores ao todo, e a sinalização avançará gradativamente, assim como a retirada dos obstáculos, caçambas, newjersey e tachões das ruas”, explicou a secretaria.
Entenda a mudança
Carros no trânsito de Goiânia
Diomício Gomes/O Popular
Para aumentar a velocidade de circulação, o prefeito anunciou na sexta-feira (7) um programa de desobstrução das vias arteriais. “Nós esperamos que aumente pelo menos 30% a velocidade dos carros e do transporte coletivo”, destacou Mabel para a TV Anhanguera.
Confira as 10 vias iniciais do programa de desobstrução:
Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136
Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste
Avenida 24 de Outubro
Avenida Independência
Avenida Castelo Branco
Avenida Mangalô
5ª Avenida
Avenida São Francisco
Avenida 85
Avenida T-10
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura vai proibir estacionamento em avenidas, criar vagas rotativas e implantar semáforos inteligentes; veja locais das mudanças
LIVRE À DIREITA: Prefeitura de Goiânia implementa cinco pontos que permitem furar sinal vermelho
Goiânia já tem 16 pontos de direita livre e mais 8 serão liberados nos próximos dias; veja quais
Com a proibição de estacionamento nas vias, a capital irá implementar um esquema rotativo digital. De acordo com Mabel, serão 6 mil pontos inicialmente e 18 mil no total na cidade, começando a partir da região do Centro e Campinas. Em publicação nas redes sociais, ele ressaltou que a mudança irá criar “uma condição de estacionamento melhor e impulsionar o comércio nessas regiões”.
Nova Mobilidade
Conforme informado pela prefeitura, o Plano Nova Mobilidade, além de restringir o estacionamento em áreas críticas, irá regulamentar a carga e descarga, realizar ajustes geométricos em cruzamentos, melhorar a sinalização horizontal e vertical, e garantir a implementação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que irá coordenar as operações de tráfego e transporte.
Goiânia contará com fontes de dados para armazenar informações, sistemas de AVL (Automatic Vehicle Location), bilhetagem eletrônica, câmeras de monitoramento (ônibus, terminais e estações), semáforos e dados de telemetria. O intuito é que a capital tenha uma central de controle de radares e câmeras, permitindo o acesso das forças policiais em uma rede única.
Além disso, a prefeitura reforçou o compromisso de melhorar a acessibilidade das calçadas, expandir a rede de ciclovias e ciclofaixas, e incentivar a mobilidade ativa por meio de bicicletas públicas compartilhadas integradas ao sistema de transporte coletivo.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás