Com seu temperamento único, gatos são conhecidos por sua seletividade social. Difíceis de conquistar, de acordo com especialistas, é comum que felinos tenham um “humano preferido”.
Gatos costumam ser mais exigentes com suas companhias de confiança – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Gatos têm “humanos preferidos”
Gatos costumam ser mais exigentes com suas companhias de confiança. Por isso, é comum que esses animais possuam um ou dois humanos mais próximos.
A forma como eles escolhem suas pessoas preferidas também é curiosa. Geralmente, fatores como personalidade, idade, comportamento e rotina podem influenciar na escolha do gato.
De acordo com a bióloga Lara Nadine Kuchler, quando pequenos, criar um vínculo com o animal pode ser mais fácil. Isso porque os filhotes podem se acostumar com mais facilidade às pessoas ao seu redor. Porém, o convívio constante também é um fato decisivo para a relação com o pet.
Gatos adultos e idosos também podem desenvolver um vínculo afetivo forte com pessoas específicas. “A relação irá depender do dia a dia e da atenção que o tutor dá ao seu animal de estimação”, explica Lara.
Para saber quem é o humano preferido do animal, basta analisar as mudanças no comportamento do pet. Se aproximar com frequência, miar, ronronar são sinais de que o gato está confortável e gosta da pessoa.
Como virar o “humano preferido”
Para a veterinária Juliana Strappazzon, não existe uma “fórmula secreta” que faça com que seu pet goste de você. Porém, existem alguns truques que você pode seguir que aumentam o vínculo entre você e seu gato.
Brinque: interagir com seu gato pode aumentar a conexão com o animal de estimação;
Ofereça petiscos: oferecer petiscos ao pet faz com que ele sinta que estar com você é sinônimo de gostosuras.
No geral, ao cuidar e dar carinho ao gato, é natural que tutor e felino criem um vínculo. E, em alguns casos, é possível se tornar o “humano preferido” do pet.
Para saber quem é o humano preferido do animal basta analisar as mudanças no comportamento do pet – Foto: Divulgação/Freepik/ND