O que está por trás dos sucessivos rompimentos de adutoras em Santa Catarina?

Os sucessivos rompimentos de adutoras têm causado transtornos em diversas cidades de Santa Catarina. Em Florianópolis, três incidentes na última semana deixaram bairros sem abastecimento de água, prejudicaram o trânsito e geraram reclamações da população.

Rompimentos de adutoras causam danos aos moradores de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Floripa Mil Grau/ND
O rompimento ocorrido no bairro Santa Mônica, no dia 3 de fevereiro, deixou três bairros de Florianópolis sem abastecimento de água por mais de dez horas, além de causar deformações na pista.
O conserto feito não foi eficiente. Uma semana após o rompimento, o solo está cedendo e entulhos da obra foram deixadas sobre a calçada de pedestres, atrapalhando a circulação.
Na Avenida Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, rompimento fez água verter – Foto: GMF/Reprodução/ND
Na quinta-feira (6), o rompimento na Lagoa da Conceição causou longas filas de trânsito desde a Praia da Joaquina até a Praia Mole. O incidente também resultou na queda de um carro em cratera aberta na Avenida das Rendeiras.


Veículo caiu em buraco gerado pelo rompimento da adutora – Vídeo: Divulgação/Floripa Mil Grau/ND
O terceiro caso ocorreu na sexta-feira (7), na rotatória da UFSC, no bairro da Trindade. O acidente deixou o bairro Córrego Grande sem abastecimento de água.
Casan explica razões dos rompimentos de adutoras em Florianópolis
Em entrevista para o Balanço Geral Florianópolis, da NDTV, Pedro Joel Horstmann, diretor de expansão e operações da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), explicou os motivos para os rompimentos.
Segundo Horstmann, rompimentos de adutoras não são exclusivos de Santa Catarina e os incidentes da última semana foram casos isolados, cada um com causa diferente.
Na adutora da Lagoa da Conceição, uma variação de pressão no sistema de bombeamento causou a explosão. Já na adutora da Santa Mônica, um erro no assentamento fez com o trânsito forçasse a tubulação até o estouro.
Rompimentos de adutoras deixam trânsito lento, suspendem abastecimento e atrapalham população – Foto: Ricardo Pastrana/GMF/ND
Os reparos são realizados por meio de um convênio entre a Casan e a Secretaria Municipal de Infraestrutura. A Casan é responsável pela manutenção das tubulações, lajotas e calçadas, enquanto a prefeitura cuida do asfalto.
Por que as adutoras são importantes?
Uma adutora é uma tubulação de grande porte projetada para transportar a água tratada da estação de tratamento até os reservatórios de distribuição.
Ela desempenha um papel essencial no sistema de abastecimento, conectando essas estruturas às áreas de distribuição e garantindo que a água chegue com qualidade às torneiras das residências.

Eficiência no abastecimento: Permitem o transporte de grandes volumes de água, assegurando que mesmo regiões mais distantes tenham acesso à água tratada.
Redução de perdas: Diminuem o desperdício de água durante o transporte, tornando o sistema mais eficiente.
Sustentabilidade: Contribuem para o uso responsável dos recursos hídricos, levando a água para onde ela é realmente necessária.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.