LIRAa aponta índice de infestação de 3,6% do mosquito Aedes aegypti em Montes Claros


Resultado coloca o município em uma situação de médio risco para transmissão de arbovirores. Segunda pesquisa do ano foi realizada entre os dias 22 a 30 de maio. Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é fundamental.
Lucas Garriga/INaturalist
O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) apontou infestação de 3,6% em Montes Claros. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, isso significa que a cada 100 locais visitados, 3 a 4 tinham focos do mosquito, que é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Essa é a segunda pesquisa do ano que foi realizada entre os dias 22 a 30 de maio. O resultado coloca o município em uma situação de médio risco para transmissão de arbovirores. Conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, o índice inferior a 1% é considerado de baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco de infestação.
O primeiro LIRAa do ano, divulgado no mês de janeiro, apontou índice de infestação bem maior: 15%. Ou seja, a cada 100 locais visitados, 15 tinham focos do mosquito.
Primeiro LIRAa de 2023 aponta infestação de 15% do Aedes aegypti em Montes Claros
Segundo o município, foram realizados monitoramento e mapeamento dos pontos mais críticos que resultou em várias atividades, como intensificação das visitas domiciliares e mutirão de limpeza.
Veja as principais medidas de combate:
Providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
Limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
Destinar o lixo para coleta pública;
Escoar a água dos pratos de planta;
Limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.
Para denunciar focos do mosquito, o morador pode ligar para os telefones (38) 2211-4400 ou 0800-283-3330 (Disque-Dengue).
Veja os 10 bairros com mais focos do mosquito Aedes aegypti
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em G1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.