Latam anuncia voos diários de São Paulo para Fernando de Noronha a partir de novembro


Para que o planejamento se confirme é preciso que seja concluída a obra de recuperação da pista do aeroporto. Desde outubro de 2022 a Anac proibiu o pouso de aeronaves de grande porte na ilha. Pista do aeroporto da ilha vai passar por obra
Ana Clara Marinho/TV Globo
A empresa aérea Latam anunciou nesta terça-feira (3) que vai realizar voos para Fernando de Noronha a partir de novembro (sujeito a alterações). O planejamento prevê rota com aeronave que partirá de Guarulhos (SP) para a ilha, em viagens diárias.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A companhia vai operar com aviões Airbus A319, com capacidade para 138 passageiros. O voo terá 3h50 de duração. A Latam prevê potencial para movimentar 40 mil passageiros por ano.
Essa será a primeira operação para a ilha a partir do hub (centro de conexões) de São Paulo. O anúncio foi feito após uma reunião entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
Obra do aeroporto
Para que a previsão da empresa seja confirmada será necessária a conclusão da obra de recuperação da pista do aeroporto Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, orçada em R$ 60 milhões. O trabalho vai ser executado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi).
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, como Boeings e jatos. O motivo foi a condição da pista de pouso e decolagem, que apresenta fissuras e os buracos.
Com a proibição, a companhia aérea Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades na ilha. A empresa Voepass iniciou viagens para Fernando de Noronha em janeiro do ano passado, com a aeronave ATR. A obra já sofreu diversos atrasos.
Confira um cronograma da obra de recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha:
Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras”. A previsão do término da primeira fase dos trabalhos era março de 2024;
Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro 2024 e a nova previsão era de que o trabalho de recuperação do eixo central da pista seria concluído em abril deste ano;
Abril de 2024: após 44 dias de deslocamento, a usina de produção de asfalto chegou em Fernando de Noronha;
Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, informou que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final do junho;
Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão para início da obra, declarando que os trabalhos de pavimentação da pista começariam até o final de julho.
No dia 28 de agosto, o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, que a nova previsão para o início da obra seria em 2 de setembro, quando seriam incitados os testes na usina de asfalto para a pavimentação. A nova previsão era de que em “até 60 dias, a ilha receberia aviões a jato”.
Nesta terça-feira (3), o g1 entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Semobi, que não confirmou o início da pavimentação, nem novo cronograma da obra.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.