![](https://s2-g1.glbimg.com/8fxE5NOOd344XZiI2hUTFzuZTiY=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/T/D/GFWQSfRquzpBl5Xip2UQ/cubatao.jpg)
Três vereadores do atual mandato buscam trocar o posto por uma oportunidade à frente da Prefeitura. Cidade é destaque em emprego, mas sofre em áreas como saúde, lazer e esporte. Cubatão (SP) é a única cidade da Baixada Santista que não possui praias
Carlos Abelha/TV Tribuna
Única cidade da Baixada Santista que não tem praia, Cubatão (SP) se destaca por manter o único polo industrial da região. Como as mais de 20 empresas precisam de mão de obra, a oportunidade de empregos é um dos pontos positivos do município. Por outro lado, os moradores pedem por melhorias em áreas de saúde, lazer e esporte. Nas eleições municipais deste ano, três vereadores do atual mandato buscam trocar o posto na Câmara por uma oportunidade na Prefeitura. Ao todo, são cinco candidatos a prefeito na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Fundação Seade, a média do salário de quem tinha ensino superior em Cubatão em 2022 era quase R$ 8,7 mil, número que representa R$ 2 mil a mais do que a média em Santos.
Por conta das oportunidades de trabalho, muitas famílias migram do Nordeste para a cidade da Baixada Santista. O soldador Celiandro Moraes deixou Feira de Santana (Bahia) há 25 anos, seguindo exemplo da irmã, que foi influenciada por um tio. Em Cubatão, ele aprendeu a exercer a profissão e é dos trabalhadores que atuam no entorno do polo industrial.
Atualmente, ele atua nos reparos de caminhões. “Todos os caminhoneiros autônomos que trabalham dentro das indústrias necessitam do nosso trabalho” disse, em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
Fora do polo industrial, também há nordestinos. Josafá Oliveira dos Santos também deixou o Nordeste para viver em Cubatão, mas como cozinheiro. Ele prepara receitas típicas da terra natal e faz sucesso em um estabelecimento na cidade. “O dono que me trouxe de lá para cá”, explicou.
Polo Industrial de Cubatão gera empregos
Carlos Abelha/TV Tribuna
Infraestrutura e lazer
Apesar de gostarem do dia a dia no município, Fernando e Josafá sentem falta de algumas melhorias na cidade. Para o soldador, Cubatão deixa a desejar em infraestrutura, inclusive no tratamento da rede de esgotos.
Fernando ainda almeja incentivo financeiro do município para empreendedores. “Para que nós pudéssemos melhorar as instalações para poder oferecer um trabalho de maior qualidade”, afirmou.
Já Josafá enxerga falta de opções de entretenimento na cidade. “Em Cubatão não tem um shopping, não tem um lazer para a criançada brincar no domingo, feriado”, lamentou o cozinheiro.
Quem concorda com eles é a universitária Bruna Sousa de Lima. “Agora no [bairro] Casqueiro tem o píer, a gente gosta de passear por lá, fazer caminhada, tem novas quadras de esporte, mas o Casqueiro é longe do resto da cidade”, afirmou.
A jovem também acredita que Cubatão poderia proporcionar maior incentivo aos empreendedores para atrair mais empresas de comércio para a cidade.
Cubatão é a única cidade da Baixada Santista com polo industrial com mais de 20 empresas
Carlos Abelha/TV Tribuna
Saúde
Para o operador de guindaste Fernando Antonio da Silva, muitos moradores acabam indo para Santos quando precisam de atendimento na área da saúde. “Uma cidade como o Cubatão não poderia depender de Santos. A assistência médica tem que ser em primeiro lugar, que é muito rica em indústria, então nós que temos uma assistência melhor, temos que correr para Santos. Isso quem tem convênio. Quem não tem, fica a desejar”, lamentou.
A dona de casa Camila Souza também deseja mais atenção do poder público para o atendimento médico. “Ter mais medicamentos, as UPAs [Unidades de Pronto Atendimento), às vezes não tem quando a gente precisa. Mais médicos, porque as consultas estão demorando muito para marcar”.
Para a editora de livros, Soraya Paes, Cubatão também deveria investir em saúde e educação. “Ter um cuidado mais com a saúde mental, de ter um cuidado de repente até com a educação básica, das escolas terem outros tipos de trabalho para colocar de uma forma de socialização diferente”.
Esporte e meio ambiente
Camila diz que a cidade já foi referência em esporte, mas hoje em dia, sofre com a falta de investimento. “Eu sofri com as minhas filhas no centro esportivo por causa da bomba, porque não tinha como limpar a piscina. Agora, no inverno, não tem uma piscina aquecida, as crianças estão paradas. Muitas vezes a gente tem que tirar as crianças do projeto de Cubatão para treinar em Santos”.
O meio ambiente também deveria ser mais valorizado em Cubatão, segundo Soraya. De acordo com a moradora, a prefeitura deveria ter ações de incentivo à preservação, começando com lixeiras nas ruas. “O meio ambiente daqui é riquíssimo e pouco explorado. De repente, um ecoturismo bem feito, poderia fechar com chave de ouro”, disse.
Eleições
Cubatão possui cinco candidatos a prefeito: Carlos de Freitas (DC), Cesar (PSD), Dr. Paiva (PL), Rodrigo Alemão (PSB) e Toninho Vieira (PP). Na disputa, há dois atuais vereadores: Cesar e Rodrigo Alemão.
Alemão ainda tem como candidato a vice-prefeito o também vereador Roxinho. Desta forma, ao menos três parlamentares em atividade na Câmara não concorrem à reeleição, buscando cargos na Prefeitura.
Carlos de Freitas é o único candidato a prefeito que nunca disputou eleições, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dr. Paiva e Toninho já foram candidatos a prefeito em 2008 e 2020, respectivamente, mas nenhum dos dois foi eleito.
Na corrida pelas 15 cadeiras da Câmara Municipal, há 210 candidatos. Confira detalhes dos candidatos clicando aqui.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos