Incêndio de grande proporção atinge área equivalente a cerca de 500 campos de futebol em MG; VÍDEO


Segundo a Defesa Civil de Grão Mogol, o foco começou na sexta-feira (17), e chegou ao ápice no sábado (18). Cerca de oito propriedades foram atingidas com as chamas. Nesta segunda (20), foi registrado outro foco no local. Chamas atingiram cerca de 500 hectares
Defesa Civil
Um incêndio de grande proporção atingiu uma área que equivale a aproximadamente 500 campos de futebol na zona rural de Grão Mogol.
Segundo a Defesa Civil do município, o foco começou na sexta-feira (17), e chegou ao ápice no sábado (18). Neste domingo (19) e segunda (20), outros focos foram registrados. Cerca de oito propriedades foram atingidas com as chamas.
“No sábado choveu 10mm nas áreas do incêndio, o que ajudou demais. Mas ontem [domingo] apareceu um novo foco menor e foi controlado, e agora a tarde um outro foco [segunda], mas a Prefeitura de Grão Mogol já enviou máquinas e caminhões pipa para o local. E já existem homens e tratores de plantão nos locais”, informou o coordenador da Defesa Civil, João Pinho.
Funcionários das propriedades atingidas, fazendeiros, Corpo de Bombeiros, moradores, pequenos produtores, voluntários, Prefeitura e Defesa Civil Municipal se uniram para conter as chamas que atingiram pastos, mata e plantações de eucalipto.
A suspeita, segundo o coordenador, é que o incêndio tenha sido motivado por algum fogo colocado nas proximidades. Outro fator que pode ter contribuído para as chamas se alastrarem foram as altas temperaturas registradas na região. Os prejuízos ainda serão contabilizados, mas tanto a vegetação como a fauna foram atingidas.
“Com a queimada de pastagem, plantação de eucalipto, cercas e outros itens o prejuízo ultrapassa R$ 1 milhão. Tem ainda a destruição da fauna e da flora que é incalculável, pássaros em época de reprodução foram todos atingidos”, relatou João.
O coordenador chama a atenção para que a população não coloque fogo em lixos, ou pastos, pois existe o risco iminente das chamas se espalharem.
“A prevenção sempre foi a melhor forma. Capim seco, folhas secas, umidade baixa e altas temperaturas. Tudo que o fogo precisa. Daí a necessidade de evitar qualquer tipo de queimada, até de lixo doméstico, o vento joga o fogo em distâncias inacreditáveis”, alertou.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.