IPC analisa preços dos produtos utilizados nas festas juninas em Montes Claros


Segundo o IPC, os dados foram coletados nas duas primeiras semanas deste mês e seguem na contramão na inflação, que teve redução nos seis primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2022. Amendoim é a base para doces populares no Brasil.
Pexels / Engin Akyurt
Grande parte dos produtos alimentícios utilizados nos pratos típicos das festas junina em 2023 tiveram aumento nos preços em relação ao ano passado, é o que aponta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) levantado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Segundo o IPC, os dados foram coletados nas duas primeiras semanas deste mês e seguem na contramão na inflação, que teve redução nos seis primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2022.
O IPC aponta que o amendoim foi o produto que mais subiu, o reajuste foi de 42%, seguido pelo fubá com 35%, o ovo branco grande com 33%, a farinha de mandioca com 23% e leite condensado com 22%.
“Mais uma vez os problemas sazonais como o excesso e a falta de chuva em algumas culturas específicas, como é o caso do milho e do leite, que estão em pleno início ao período da entressafra levaram ao reajuste dos produtos”, afirmou a professora Vânia Silva Vilas Boas Vieira Lopes, coordenadora do IPC/Unimontes, em informações divulgadas à imprensa.
O IPC registrou, por outro lado, redução nos preços de alguns produtos, o óleo de soja teve queda de 18%, a batata de 10,25% e o açúcar de 3%.

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.