Livro da Unicamp que revela influência da esposa na obra de Paulo Freire vence 1º Jabuti Acadêmico


Pesquisadores da Universidade de Campinas também conquistaram outros três prêmios em categorias diferentes. Veja todos. Livro que revela influência da esposa na obra de Paulo Freire vence 1º Jabuti Acadêmico
A Unicamp faturou quatro prêmios durante a 1ª edição do “Jabuti Acadêmico”. Um dos destaques foi a obra da professora Nima Spigolon, vencedora na categoria Educação e Ensino, com o livro que investiga a importância de Elza Freire para o pensamento do educador Paulo Freire.
O Jabuti foi criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é o principal prêmio de literatura no Brasil. Neste ano, lançou uma premiação irmã voltada para homenagear obras científicas, técnicas e profissionais, o Jabuti Acadêmico.
O evento reuniu obras que foram divididas em 27 diferentes áreas científicas, e dentre elas, a Unicamp conquistou em Artes, Educação e Ensino; Engenharias; e Letras, Linguística e Estudos Literários. A premiação ocorreu na noite da última terça (6). Conheça, abaixo, todos os ganhadores.
Obras vencedoras de pesquisadores da Unicamp:
Elza Freire e Paulo Freire: noites de exílio, dias de utopia; de autoria de Nima Spigolon, na categoria Educação e Ensino;
Tudo sob(re) controle por Ana Maria Frattini Fileti, em Engenharias;
A melodia de Jobim de Carlos Almada, por Artes;
Pelo prisma rural: ensaios de literatura brasileira de Fernando Cerisara Gil, em Letras, Linguística e Estudos Literários.
Livro que revela influência da esposa na obra de Paulo Freire vence 1º Jabuti Acadêmico
Edwiges Maria Morato
Elza e Paulo Freire
Um dos destaques do evento foi a premiação da professora da Faculdade de Educação Nima Spigolon na categoria Educação e Ensino.
No livro, ela apresenta os anos do exílio da família Freire, entre o golpe de 1964 e 1979. A narrativa explora tanto a intimidade do casal e dos cinco filhos expatriados como o desenvolvimento dos estudos que vão levar à produção de “Pedagogia do Oprimido” e “Educação como prática da liberdade”, de Paulo Freire, e ao texto “Setembro de 1977″, de Elza Freire.
“O livro faz parte de uma pesquisa que teve início em 2006, quando cheguei na Unicamp na condição de mestranda na Faculdade de Educação, ou seja, tem quase vinte anos. Depois, fiz o doutorado, prestei concurso e me tornei docente na FE da Unicamp, sempre pesquisando Elza Freire e Paulo Freire e seus vínculos com a educação e as desigualdades sociais, a cultura e as sociedades”, diz Spigolon.
Professora Nima Spigolon recebe o Jabuti Acadêmico na categoria Educação e Ensino
Maria Comuniqueira
Reconhecimento
Os pesquisadores da Unicamp comentaram ao g1 sobre a felicidade em ter o trabalho reconhecido, mas compreendem o prêmio de forma mais ampla, como um incentivo para a produção científica nas mais diferentes áreas.
“Representa o incentivo aos professores brasileiros para que nunca desistam de seus sonhos e da sala de aula e dos laboratórios, das atividades de extensão e do ser humano, para que busquemos a humildade em aprender sempre”, afirma Nima Spigolon
Edwiges Morato, diretora da Editora da Unicamp que lançou os livros de Carlos Almada e Fernando Cerisara Gil, vencedores nas categorias Artes e Letras, Linguística e Estudos Literários, ressaltou a importância do prêmio também como forma de divulgação da ciência.
“O Jabuti Acadêmico representa um marco na valorização da ciência e dos pesquisadores. Um marco importante para o incentivo e desenvolvimento de novos saberes em nosso país, assim como de disseminá-los aos futuros profissionais de cada área premiada”, finaliza Ana Maria Frattini Fileti..
Livro que revela influência da esposa na obra de Paulo Freire vence 1º Jabuti Acadêmico
Maria Comuniqueira
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.