‘Rede de Escolas Protegidas’ é implantado em 28 unidades educacionais de Rio Pardo de Minas


Oferecer mais segurança no ambiente escolar e atuar na prevenção de crimes, esses são alguns dos objetivos do ‘Rede de Escolas Protegidas’. Uma das escolas que aderiram ao projeto
Polícia Militar
Oferecer mais segurança no ambiente escolar e atuar na prevenção de crimes, esses são alguns dos objetivos do “Rede de Escolas Protegidas”. O projeto, que é resultado da parceria entre a Polícia Militar e as escolas, está sendo implantado em 28 unidades de ensino de Rio Pardo de Minas.
“A intenção é aproximar ainda mais a Polícia Militar dos estudantes, diretores, professores e da comunidade em geral. Acreditamos que essa interação permitirá o estreitamento de laços entre todos os envolvidos”, fala o tenente Kenneth Viana, comandante da PM no município.
O militar explica que são feitas reuniões de apresentação do “Rede de Escolas Protegidas” com a direção dos educandários. Em seguida, as instituições recebem placas que são afixadas na entrada.
“Além do monitoramento mais próximo, que é importante para prevenção de crimes dentro das unidades, como os furtos, por exemplo, nós realizamos palestras nas escolas com o objetivo de orientar os jovens e as famílias sobre temas como drogas e violência”, completa o tenente.
Entre as estratégias utilizadas está a criação de um grupo em uma rede social com os diretores das escolas, possibilitando a comunicação mais direta e rápida.
Reunião para apresentar o Rede de Escolas Protegidas
Polícia Militar
No caso de Rio Pardo de Minas instituições municipais, estaduais e particulares aderiram ao projeto. Maria Nilza da Silva e Viana é diretora da maior unidade de ensino da zona rural, a escola estadual Norberto de Almeida Rocha, que tem 426 estudantes.
Há 20 anos na unidade, ela conhece os desafios de quem lida com a educação.
“Nós enxergamos um esforço da PM em estreitar os laços com a comunidade, com foco em atuar na prevenção, evitando que os nossos jovens se envolvam em situações que podem afetar negativamente e para sempre o futuro deles. Essa parceria entre escola e polícia traz benefícios para todos, a sociedade só tem a ganhar.”
A diretora ainda destaca que a presença mais constante dos policiais tem despertado o interesse dos alunos por essa carreira.
“Os estudantes ficam curiosos, querem saber o que precisam fazer para entrar para a polícia. Como nosso município tem uma zona rural muito extensa e a criminalidade não está mais restrita aos grandes centros, nós sabemos que essa parceria evita muitas situações ruins, traz mais segurança para o nosso ambiente e ajuda na formação de cidadãos de bem.”
Vinte e oito escolas participam do projeto
Polícia Militar
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.