Uma especiaria muito popular na culinária mundial é usada em pratos salgados e assados e não só tem um sabor único e um aroma característico, mas traz benefícios surpreendentes à saúde e ajuda a prevenir o câncer e o diabetes.
Embora possa não parecer, algumas especiarias que usamos diariamente podem ser grandes aliadas nutricionais. Entre elas está uma das especiarias mais usadas em preparações: a canela.
A canela é uma especiaria popular obtida da casca interna de várias árvores do gênero Cinnamomum. Ela é apreciada por seu aroma e por suas propriedades culinárias e medicinais e ajuda a prevenir o câncer e o diabetes.
Canela adiciona toque doce às refeições e fornece antioxidantes vitais para proteger as estruturas neurais do estresse oxidativo – Foto: Yeko Photo Studio/ND
Canela ajuda a prevenir o câncer e o diabetes
De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), uma colher de sopa de canela moída fornece aproximadamente 4,1 gramas de fibra, cerca de 78 miligramas de cálcio e 0,8 miligramas de ferro.
Além disso, a canela ajuda a prevenir o câncer e o diabetes pois é rica em manganês e antioxidantes, como o cinamaldeído, a epicatequina e outros polifenóis. A canela também contém pequenas quantidades de potássio, vitamina K e vitamina E.
Quais os benefícios do consumo diário de canela?
1) Controle de açúcar no sangue
Um dos benefícios da canela é a capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na regulação dos níveis de glicose no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.
2) Propriedades anti-inflamatórias
A canela contém compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, sendo benéfico e ajuda a prevenir o câncer e o diabetes.
Canela – Foto: Reprodução/ND
3) Melhora a digestão
A fibra presente na canela pode ajudar a melhorar a saúde digestiva e facilita o trânsito intestinal e previne os problemas como a constipação.
4) Controle do colesterol
Alguns estudos sugerem que a canela, além de prevenir o câncer e o diabetes também pode reduzir níveis de colesterol LDL (“ruim”) e triglicérides, enquanto aumenta o colesterol HDL (“bom”).
E isso pode ter um efeito positivo na saúde cardiovascular ao ajudar na redução do risco de doenças cardíacas.
5) Apoio à saúde cardiovascular
Alguns estudos sugerem que a canela pode melhorar alguns dos principais fatores de risco de doenças cardíacas, inclusive o colesterol, os triglicerídeos e a pressão alta.