Operação investiga esquema de sonegação fiscal em clínica de estética em Chapecó

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) realizou nesta segunda-feira (9) a operação “Tributo à Beleza”, que investiga um esquema de sonegação fiscal em uma clínica de cirurgia plástica com uma das sedes em Chapecó, Oeste de SC.

Operação Tributo à Beleza foi realizada pelo Gaeco nesta segunda-feira (9) – Foto: MPSC/Divulgação/ND
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão que foi expedido pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó.
Dupla contabilidade
Conforme o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), as investigações demonstraram que a clínica, especializada em procedimentos estéticos, operava com um sistema paralelo de cobrança, caracterizado por dupla contabilidade.
Enquanto uma parte dos valores pagos pelos clientes era regularmente registrada e declarada, uma parcela significativa dos pagamentos era realizada de maneira informal, principalmente no recebimento de valores em espécie, sem registro contábil oficial.
O MPSC explica que a prática é irregular e resultou na redução artificial da base tributável da empresa. Ainda, a ação gerou considerável prejuízo aos cofres públicos, especialmente no âmbito municipal.
A escolha do nome da operação, Tributo à Beleza, faz referência aos serviços oferecidos pela clínica, ao mesmo tempo em que destaca o crime, com a omissão de tributos.
A investigação busca identificar o montante de impostos sonegados e outros crimes, como lavagem de dinheiro, que podem ter sido utilizada para ocultar os lucros provenientes da sonegação.
Além de Chapecó, a clínica investigada tem atuação nas cidades de Balneário Camboriú e Erechim. A investigação tramita em sigilo, por conta disso, o nome da clínica não foi revelado, por isso não foi possível procurar a defesa.
Dia Internacional de Combate à corrupção
Nesta segunda-feira (9) é celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Segundo o MPSC, peração Tributo à beleza reforça a atuação repressiva no combate à corrupção e aos crimes da ordem tributária.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.