Serotonina x Dopamina


Como observar quais sintomas dos moduladores do humor? É importante observar os sintomas
Freepik
Frequentemente você se depara, em alguma roda de amigos, com alguém que toma um antidepressivo, e até mesmo sabe o nome do medicamento de cor, como por exemplo, o Bup ou a Fluoxetina. De repente, você começa a observar que os sintomas dos seus amigos são os mesmos que os seus.
É aqui que se inicia a nossa conversa de hoje: saber como essas medicações agem e qual é a mais indicada para o seu caso.
Separando o Bup (Bupropiona) e a Fluoxetina, temos dois exemplos de mecanismos de ações diferentes, sendo o Bup um recaptador de Dopamina e a Fluoxetina um recaptador de Serotonina. Mesmo que a bula desses medicamentos afirme que eles são antidepressivos, colocamos abaixo uma tabela comparando a diferença de dois hormônios e os sintomas que vão definir o uso de um ou de outro medicamento.
Dopamina x Serotonina
Observando acima você consegue analisar as diferenças, e é a partir daí que o médico nutrólogo agirá. Através de exames bioquímicos de sangue e urina de Serotonina e Dopamina é possível observar a real deficiência dessas substâncias e fazer a sua reposição através dos aminoácidos percursores, como a L-fenilalanina, L-tirosina (no caso da Dopamina) e da L-triptofano (no caso da Serotonina). Posteriormente, fazendo a reposição de forma injetável se obtém o objetivo do tratamento.
Por meio dessa abordagem, o médico nutrólogo contribui para o tratamento das doenças relacionadas ao estresse.
Responsável Técnico: Dr. Júlio Palazzo – CRM SP 83.054
Adicionar aos favoritos o Link permanente.