Já se perguntou por que a água do mar é salgada, se os rios e córregos que desaguam nele são doces? Para entender essa diferença, é necessário compreender os processos naturais que moldaram o planeta ao longo de milhões de anos.
Processos e evolução de milhares de anos explica por que a água do mar é salgada – Foto: Reprodução/ND
O professor e pesquisador do Conselho Superior de Pesquisa Científica, do Instituto de Pesquisa Marinha (IIM-CSIC) na Espanha, Antonio Figueras Huerta, explicou em entrevista à BBC que a água doce que chega aos oceanos não é totalmente livre de sais e minerais.
Conforme o professor, tudo começa com a chuva. Apesar de ser “doce”, ela contém dióxido de carbono do ar, que a torna levemente ácida. Quando essa chuva cai sobre as rochas, dissolve pequenas quantidades de minerais e sais. Esses materiais, por sua vez, vão parar nos rios e, eventualmente, chegam ao oceano.
Nos rios e lagos, os sais são diluídos pela chuva constante, então a água não fica salgada. Já no oceano, os sais e minerais que chegam até lá não têm para onde ir e vão se acumulando ao longo de bilhões de anos.
Outro fator que contribui para a água salgada do mar é o fundo do oceano. Existem fissuras na crosta terrestre por onde a água quente, aquecida pelo magma, dissolve mais minerais das rochas e essa mistura cheia de substâncias volta para o mar. Os vulcões submersos também ajudam, liberando sais e gases durante as erupções.
A água do mar é salgada devido aos vulcões subterrâneos também – Foto: Reprodução/ND
Como é o sal do mar?
A maior parte do sal do oceano vem de dois íons: sódio (Na) e cloreto (Cl). Quando eles se juntam, formam o cloreto de sódio (NaCl), ou seja, o sal de cozinha. Em média, cada litro de água do mar tem cerca de 35 gramas de sal.
Mas o mar não é igualmente salgado em todo lugar. Perto do Equador e dos polos, por exemplo, chove mais ou o gelo derrete, diluindo o sal.
Já em lugares onde a evaporação é maior, como no Mar Mediterrâneo, a água fica mais salgada.
Água do mar é salgada mais que o normal no Mar Mediterrâneo – Foto: Reprodução/ND
E os lagos salgados?
Lagos salgados, como o Mar Cáspio ou o Mar Morto, são ainda mais concentrados. Isso acontece em regiões secas, onde a água evapora muito e quase não entra água doce.
O caso do Mar Morto é impressionante: ele tem cerca de 340 gramas de sal por litro, quase dez vezes mais que o oceano.
Desde quando a água do mar é salgada?
No começo da Terra, os oceanos eram bem menos salgados. Mas, com o tempo, as chuvas foram desgastando as rochas dos continentes e carregando minerais para o mar. Hoje, rios e riachos ainda transportam bilhões de toneladas de sais para o oceano todos os anos.
Mar Morto tem quase dez vezes mais sal que o oceano – Foto: Reprodução/Google/ND
Mesmo assim, a salinidade do oceano tem se mantido estável nos últimos 200 milhões de anos. Isso porque existe um equilíbrio: parte do sal que entra acaba se acumulando no fundo do mar ou é absorvida por organismos marinhos.
Então, da próxima vez que sentir o gosto salgado do mar nos lábios, lembre-se: ele é o resultado de bilhões de anos de um ciclo natural que conecta a terra, o céu e o oceano. Um processo essencial para a vida na Terra.