Um dos cômodos que mais recebe pessoas e que transmite conforto, a sala de estar merece atenção quando o assunto é decoração. Para torná-la mais funcional para o dia a dia e, ainda por cima, mais atraente, sem itens desnecessários, aprenda como tornar o ambiente mais aberto, calmo e convidativo.
Itens de decoração em excesso merecem atenção na sala de estar – Foto: Divulgação/Pinterest/ND
Confira, abaixo, dicas do portal homedit para retirar itens de decoração que não são bem-vindos, em excesso, na sala de estar.
1) Excesso de decoração
Naturalmente, a sala de estar é um cômodo em que as pessoas costumam colocar retratos fotográficos, vasos com plantas e, até mesmo, velas decorativas e aromáticas.
Esses itens fazem com que o ambiente seja mais pessoal e íntimo, no entanto, o excesso deles podem passar a impressão de um cômodo bagunçado.
A dica dos especialistas em decoração é que manter mesas e superfícies planas minimamente decoradas. Além disso, em vez de usar um grande número de peças pequenas, opte por peças maiores e de maior qualidade.
2) Móveis quebrados ou não utilizados
Muitas vezes, as pessoas mantêm itens quebrados ou imóveis não utilizados na decoração apenas para caso eles sejam necessários em outro momento.
No entanto, peças danificadas ou desconfortáveis ocupam um espaço valioso que poderia ser usado para itens mais úteis ou para abrir caminho para um melhor fluxo de tráfego.
A recomendação dos especialistas é para que cada item em questão seja avaliado Se você gosta de uma peça e quer mantê-la, faça planos concretos para repará-la ou integrá-la melhor na de sala de estar.
3) Almofadas em excesso
Excesso de almofadas pode causar a impressão de um ambiente bagunçado – Foto: Divulgação/Pinterest/ND
Para especialistas em decoração, o excesso de almofadas pode carregar uma sala de estar. Por isso, a dica é que um número exagerado desses itens seja evitado.
A tendência é selecionar dois ou três almofadas para o sofá. Caso você tenha muitos travesseiros que você ama, gire-os em vez de empilhá-los todos de uma vez no ambiente.
4) Itens de trabalho
Após a pandemia, tornou-se comum trabalhar em casa. Embora você não tenha um lugar destinado para isso na residência, os especialistas aconselham que as pessoas evitem notebooks ou outros itens nesse cômodo enquanto não estiver em uso.
Considere, portanto, realocar os materiais de trabalho em uma área designada fora da vista ou, pelo menos, em um espaço organizado e arrumado. Isso pode ajudar as pessoas a se desconectarem.
5) Roupas e sapatos
Muitas pessoas acabam deixando roupas e sapatos à vista, na sala de estar, em função da correria do dia a dia. Entretanto, essa prática contribui para que o ambiente pareça bagunçado.
A dica dos especialistas é de que um espaço adequado seja criado para guardar esses itens, como um próprio cabide. Essa aquisição vai ajudar a tornar a sala de estar um ambiente mais organizado.