Rinoplastia definitiva: dentista é notificado por propaganda enganosa em Florianópolis

Um dentista foi notificado pelo Procon SC por propaganda enganosa em Florianópolis. A operação ocorreu na terça-feira (10). O profissional vendia “rinoplastia definitiva”, um procedimento inexistente.

Operação do Procon notifica dentista por propaganda enganosa em Florianópolis – Foto: Divulgação/Procon/ND
A operação foi realizada em conjunto com o CRM-SC (Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina) e o CRO-SC (Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina).
Segundo Mariah Martins, advogada do CRM-SC, o procedimento ofertado pelo dentista é inexistente.“Rinomodelação definitiva não existe. O produto é absorvido, então configura propaganda enganosa”.
A resolução 230 do Conselho Federal de Odontologia determina quais procedimentos faciais os dentistas são vetados de realizar. “O cirurgião dentista pode fazer procedimentos de harmonização facial, mas não os que estão elencados na resolução, que são as cirurgias abertas na face para correções estéticas. Essas são totalmente vedadas aos dentistas”, explica Dulcianne Beckhauser, procuradora geral do CRO-SC.
Dentista notificado por propaganda enganosa terá prazo para defesa
O profissional terá um prazo para apresentar sua defesa, mas deve ser processado administrativamente pelo Procon-SC por propaganda enganosa.
A diretora do Procon SC, delegada Michele Alves, orienta que os consumidores pesquisem o profissional com o qual pretendem realizar algum procedimento estético.
Dentista notificado por propaganda enganosa terá prazo para apresentar defesa ao Procon – Foto: Divulgação/ND
“Verifique seu currículo, seu histórico profissional e de atendimento a outros pacientes. Certifique-se que o profissional tenha a habilitação necessária ao procedimento que deseja fazer”, alerta a delegada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.