Conheça a história de Marilene de Oliveira, a Lena, que, com o apoio do Sebrae Minas, impulsionou seu negócio. Lena de Oliveira conta como se diferenciou no setor com a Agro Kafa.
Sabe o que a história da Marilene Marques de Oliveira da Fonseca, a Lena, tem em comum com a de muitos outros empreendedores? Ter a vantagem da liberdade de tomada de decisão e realizar o sonho de ter seu próprio negócio. Ela trabalhava com comunicação e marketing, passou por uma rádio e uma emissora de TV de Patrocínio (MG), pela assessoria de imprensa da prefeitura até que se viu atuando em uma cooperativa local. Foi ali onde desenvolveu suas habilidades de comunicação voltadas para o agronegócio. Pelo visto, se apaixonou! Era como se estivesse sendo preparada, em cada etapa da carreira, para viver o que vive hoje, como sócia e diretora da Agro Kafa, fornecendo insumos para produtores rurais.
A mudança aconteceu em 2020, quando Lena passou a fazer parte do contrato social da empresa. “Me senti honrada por ser escolhida para ser sócia. O Cássio preferiu dividir isso comigo, não só como esposa, mas como profissional. A possibilidade de gerir um negócio junto com ele me motivou ainda mais”, lembra ela.
Quer saber se foi fácil fazer essa transição de carreira? “Como empreendedora, a maior dificuldade foi deixar minhas habilidades de comunicação e marketing de lado e estudar finanças e gestão de pessoas, além de trabalhar a questão da liderança e a gestão financeira. Quando a empresa começou a crescer e se desenvolver, precisei estudar, buscar ajuda para encontrar novas soluções”.
O capítulo seguinte dessa história de sucesso poderia ser intitulado “Sebrae Minas transforma a vida da Lena”. A diretora da Agro Kafa procurou o Sebrae para pedir apoio. A primeira necessidade que ela identificou como gestora de um negócio foi entender como lidar com os colaboradores. Participou do então Líder Coach, hoje conhecido como Lidere. O programa, destinado a líderes e gestores de empresa de pequeno porte, desenvolve habilidades e usa ferramentas que possibilitam a liderança ou o gestor a participar diretamente do desenvolvimento individual dos colaboradores de uma equipe. “Tivemos consultoria do Sebrae nesse sentido”, lembra. O projeto também ajuda a atingir metas empresariais com mais eficiência.
Por meio do ALI, Lena conta que conseguiu realizar melhorias pontuais na área administrativa, dificuldade que vinha enfrentando anteriormente. Por meio desse programa, o Sebrae Minas oferece acompanhamento totalmente gratuito de um Agente Local de Inovação na implantação de soluções inovadoras para os problemas e desafios enfrentados no negócio ou no território. “Envolvi todo meu time para participar do ALI e de outras capacitações. Identifiquei que era uma outra necessidade que me atenderia no momento. O ponto eletrônico, por exemplo trouxe mais transparência para os horários”.
Lena fez o próprio negócio evoluir e chegou a conquistar títulos importantes, como Mulher Expressão 2023.
Divulgação
Agora, o foco de Lena é recuperar os negócios, já que o último ano foi desafiador para o setor agropecuário, especialmente na área de distribuição. A empreendedora chegou a pensar em desistir, mas encontrou forças para seguir em frente. “Não estávamos preparados. Procuramos a opinião de pessoas próximas, avaliamos a situação e decidimos continuar”, relembra.
Os preços elevados dos insumos e a inadimplência impactaram diretamente o caixa da empresa. No entanto, Lena está determinada a superar as dificuldades: “Vamos nos recuperar para ampliar nossa área de atuação e aumentar o faturamento.”
Nesse sentido, a empreendedora conta com outra iniciativa do Sebrae Minas: o Checkup Finanças. Esse diagnóstico ajuda empresas a organizarem e realizarem o planejamento financeiro, proporcionando uma visão sistêmica e estratégica sobre a gestão dessa área do negócio.
Apesar dos desafios enfrentados, Lena continua colhendo vitórias. Com orgulho, ela destaca a credibilidade que sua empresa conquistou junto ao público, à imprensa e ao setor de prestação de serviços. Prova disso está nos reconhecimentos que recebeu, como Empresária 2022 e Mulher de Expressão 2023.
Atualmente, com oito funcionários e oito profissionais terceirizados, o negócio da Lena realiza o atendimento consultivo. Além de promover um relacionamento mais próximo com os clientes, essa consultoria orienta na entrega das melhores soluções para eles.
Ela também quer dar continuidade à parceria com o Sebrae Minas. “A instituição é uma ferramenta fantástica para o empreendedor, principalmente nos momentos de grandes decisões. Gerir um negócio é um processo contínuo de aprendizado e capacitação. O Sebrae está sempre antenado, em movimento, atento às mudanças”.
A Agro Kafa existe desde 2017. O apoio do Sebrae Minas contribui para diferenciar a empresa dos seus concorrentes e atuar em um mercado extremamente competitivo: um município de significativa representatividade no setor agropecuário.
O Sebrae Minas impulsiona os empreendedores brasileiros há mais de 50 anos. Por meio de capacitações, a instituição fortalece negócios com orientações, consultorias, produtos e soluções inovadoras. Um verdadeiro aliado no momento de abrir, diversificar ou ampliar empreendimentos.
Acesse o site do Sebrae Minas e entenda como ele pode transformar a sua vida também.