Cada tipo de carne pode ficar no congelador por um determinado tempo antes de estragar. Congelar os alimentos é uma ótima forma de conservá-los, porém há um limite para o tempo em que eles podem ficar no congelador sem perder a qualidade.
Descubra por quanto tempo a carne pode ficar no congelador sem estragar – Foto: Federico Arnaboldi/ND
De acordo com o GEPEA (Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos da Unicamp), o congelamento prolonga a vida útil dos alimentos, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental. A temperatura ideal para o congelamento de alimentos varia entre -10°C e -30°C.
Segundo a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) e o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), existem orientações que indicam o tempo máximo recomendado para armazenar cada tipo de carne no congelador.
Cada tipo de carne pode ficar no congelador por um determinado período de tempo – Foto: Freepik/ND
Por quanto tempo a carne pode ficar no congelador:
Carne de boi (bife, filé): até 6–12 meses;
Carne de boi moída: até 3–4 meses;
Carne de porco (costeletas, lombo): até 4–6 meses;
Carne de porco moída: até 3–4 meses;
Carne de frango: até 9 meses;
Se o frango for inteiro: até 1 ano;
Peixes de água doce: 3–4 meses.
Peixes não podem ficar longos períodos no congelador – Foto: Deane Bayas/ND
Procure utilizar recipientes adequados, como sacos de alumínio e recipientes herméticos, pois isso garante a qualidade da carne. Mantenha sempre a temperatura do congelador em pelo menos -18°C e evite mudanças de temperatura, como descongelar e congelar novamente a carne, já que essa ação pode representar um risco à saúde.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.