Nesta segunda-feira (3), Secretário Municipal de Infraestrutura e Manutenção de Florianópolis iniciou a construção do entreposto de pescados público no bairro João Paulo. Localizado em um terreno de frente para o mar, ao final da Servidão Nonô – que liga a Rodovia João Paulo à Praia do Saco Grande – , o local tem investimento de R$ 1,9 milhão e prazo de um ano para ficarem pronto.
Local será construído na altura do trapiche do João Paulo, também construído pela prefeitura e entregue em 2021 – Foto: Divulgação/ND
O entreposto de pescados deverá servir para manuseio, armazenagem e venda da pesca, principalmente local, com áreas distintas para cada um desses serviços. Segundo a prefeitura, a obra é uma antiga reivindicação da associação de pescadores do João Paulo e a promessa é que os moradores do bairro vão poder adquirir produtos resultantes da pesca com qualidade assegurada pela estocagem adequada, próximo de suas residências.
Como será o entreposto de pescados público do João Paulo
Os espaço terá uma área total de 290,28 metros quadrados. A construção de alvenaria e estrutura de concreto armado terá esquadrias de alumínio. Já a cobertura será constituída de laje com elementos cerâmicos, além de pintura externa branca das telhas comuns de fibrocimento.
Na parte externa, o entreposto terá vagas de estacionamento e algumas áreas verdes com espécies nativas que já estavam no terreno, de acordo com a prefeitura.
Na área interna, ainda haverá bancadas de inox e granito para manuseio do pescado, a serem construídos pela prefeitura. No entanto, as partes de a estruturação com refrigeração, balanças e demais equipamentos necessários ao seu funcionamento ficará a cargo da associação de pescadores do João Paulo.
Veja projeto do entreposto de pescados:
1
3
Entreposto de pescados do João Paulo terá uma área de 290,28 metros quadrados – PMF/Divulgação/ND
2
3
Construção da edificação é responsabilidade da prefeitura, mas aparelhos para funcionamento do local deverão ser adquiridos pela associação de pescadores do bairro – PMF/Divulgação/ND
3
3
Local deverá manter a vegetação já presente, que é resistente à beira-mar – PMF/Divulgação/ND