Turistas chilenos passaram por um verdadeiro susto na noite de domingo (2). A família, composta por um casal e dois filhos adolescentes, foi atacada por tiros de traficantes de drogas ao entrar, sem saber, em uma área dominada por criminosos no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio (RJ). A família chegou ao Brasil no mesmo dia e foram com um carro alugado para Búzios, onde reservaram uma hospedagem. O aplicativo de GPS, porém, guiou os turistas até uma uma área controlada por criminosos conhecida como “Flexeira”.
A cidade está entre as 100 mais violentas do Brasil e ocupa o ranking de 8ª mais perigosa do Rio de Janeiro. Segundo o Atlas de Violência, Cabo Frio soma 36,5 mortes por 100 mil habitantes (dados de 2024).
Os números colocam a cidade da Região dos Lagos como mais perigosa do que outras cidades mais populosas como Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Itaperuna.
No último levantamento realizado pelo Atlas, Cabo Frio registrou 71 homicídios, porém, 10 casos são considerados ocultos, chegando a um total de 81 mortes violentas no total.
Em todo o estado do Rio de Janeiro, foram registradas 3.762 mortes violentas, o que representa 21,4 assassinatos por 100 mil habitantes, uma queda de 26% em relação ao último relatório, divulgado em 2021.
Por que Cabo Frio é tão procurado
A cidade de Cabo Frio conta com cerca de 222 mil habitantes (dados do IBGE 2022) e é um dos destinos muito procurado no Rio do Janeiro por conta das suas praias. O local também oferece boa infraestrutura, com hotéis, pousadas e restaurantes.
Além disso, Cabo Frio está bem próximo a dois destinos bem famosos do estado do Rio de Janeiro: Búzios e Arraial do Cabo.
A região foi uma fonte muito importante, no século XVI, de pau Brasil, o que chamou a atenção dos portugueses, que tramaram um conflito com os povos originários da descendência Tamoios.
Em alguns pontos da atual Cabo Frio, é possível observar a história do Brasil, com a presença de construções de época e outros patrimônios.