Inscrições para o Fies 2025 abrem nesta terça; entenda como funciona e veja como se inscrever

As inscrições para o Fies 2025 estão abertas para interessados em ingressar no ensino superior por meio de financiamento, ainda no primeiro semestre do ano. A modalidade tem cadastro gratuito e deve ser realizado, exclusivamente, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados serão divulgados em 18 de fevereiro.

Inscrições para o Fies 2025 ocorrem até o dia 7 de fevereiro – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND
Os candidatos não selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera, que servirá para o preenchimento de vagas remanescentes. As convocações ocorrerão entre 25 de fevereiro e 9 de abril de 2025.
Quem pode se inscrever no Fies 2025?
O Ministério da Educação informou que mais de 112 mil vagas estão disponíveis para o Fies 2025, divididas em dois processos seletivos — um para cada semestre de 2025. Para se inscrever, é necessário:

Ter participado do Enem a partir de 2010;
Obtido média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação;
Ter renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025).

O Fies Social destina 50% das vagas para estudantes de baixa renda, inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759).
Participação no Enem é um dos critérios para inscrição no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) – Foto: Reprodução/ND
Parte das vagas também é reservada para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com a distribuição demográfica do IBGE.
Estudantes contemplados com bolsas parciais (50%) do Prouni (Programa Universidade para Todos) podem financiar a parte restante do curso por meio do Fies, desde que cumpram os critérios do programa.
Como realizar a inscrição
As inscrições para o Fies 2025 ocorrem duas vezes ao ano, antes do início das aulas de cada semestre. O candidato deve possuir uma conta Gov.br e acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Durante a inscrição, é necessário informar:

E-mail válido;
Dados pessoais (etnia/cor, se é quilombola ou pessoa com deficiência, se já concluiu o ensino superior);
Até três opções de curso, indicando a ordem de preferência;
Informações do grupo familiar, incluindo nome, CPF (para maiores de 14 anos), data de nascimento e renda bruta mensal (se houver);
Outros dados exigidos pelo sistema.

Divulgação dos resultados e complementação de inscrições
O resultado da chamada única será divulgado no dia 18 de fevereiro. Candidatos aprovados deverão complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.
Mais de 112 mil vagas estão disponíveis para ingresso no ensino superior através do Fundo de Financiamento Estudantil – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND
Após essa etapa, é preciso seguir os seguintes passos:

Validar as informações na instituição de ensino em até cinco dias úteis, por meio da entrega presencial ou digital dos documentos exigidos;
Validar os dados no banco em até dez dias úteis após a validação na faculdade;
Formalizar o contrato de financiamento, caso a análise seja aprovada pelo agente financeiro.

*Com informações do R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.