O combate ao incêndio no Parque Estadual do Pau Furado, em Araguari e Uberlândia, entrou no segundo dia nesta quinta-feira (5).
De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pelo parque, 63 pessoas atuam no combate ao incêndio, dentre eles militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, brigadistas e funcionários da unidade de conservação e do IEF. As equipes têm o apoio de 11 veículos 4×4, cinco caminhões-pipa, três tratores, uma motoniveladora e duas pás-carregadeiras.
Na segunda-feira equipes estiveram na região para evitar que o fogo atingisse a região protegida, contudo, não foi possível impedir que o incêndio se prolongasse para a área de preservação.
Ao todo, Uberlândia está há 171 dias sem o registro de chuvas significativas.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Flora e fauna em risco
O parque tem área de 2.185 hectares e está localizado nos municípios de Araguari e Uberlândia. Ainda de acordo com o IEF, a vegetação original da área está representada por flora típica do cerrado. No local, estão árvores emergentes, que chegam a 30 metros de altura.
Na fauna, por sua vez, espécies ameaçadas de extinção estão entre os habitantes, como a onça-parda, o lobo-guará, o tamanduá bandeira, o veado-campeiro e aves como a arara-canindé e a águia-cinzenta.
VÍDEO: Incêndio destrói área equivalente a 42 mil campos de futebol próxima à estação de tratamento de água do Dmae
Clima de deserto: umidade do ar em cidades do Triângulo pode baixar a 10%
Ameaça à abastecimento de energia
Helicóptero da PM pega água do Araguari para combater incêndio próximo a ETA Capim Branco
Durante a tarde desta quinta, os incêndios causaram preocupação às equipes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) devido à chamas que atingiram a região da Estação de Tratamento de Água Capim Branco, que auxilia no abastecimento de Uberlândia. O fogo ameaçou invadir a subestação da Cemig instalada no local.
Foi feita uma força tarefa de todas as frentes, inclusive, com a utilização de helicóptero e o fogo foi controlado no fim da tarde. Não houve prejuízo à estrutura do centro de captação.
Setor Norte em chamas
Caçamba de caminhão com bagaça cana-de-açúcar pega fogo em Uberlândia
Na região do Bairro Chácaras Valparaíso, focos de incêndio começaram por volta de 9h. O fogo consumiu a vegetação seca, invadiu área de reserva e alcançou o muro de residências. Até a carga de um caminhão que estava carregado com bagaço de cana pegou fogo. Veja o vídeo acima.
Segundo apurado pela TV Integração, moradores e militares do Corpo de Bombeiros debelaram o incêndio após 8 horas de trabalho. O fogo só foi controlado às 16h30.
Fogo em vegetação no Setor Sul
Outro incêndio atingiu uma área de vegetação próximo ao Condomínio Cyrela Landscape, entre a Avenida Landscape e o Anel Viário Sul. O Corpo de Bombeiros afirmou que todas as equipes se concentravam no combate aos dois outros incêndios e outras demandas na região e não puderam mandar viaturas ao local.
Foram registrados, segundo a Central de Operações da corporação, 18 chamados de incêndio em Uberlândia nesta quinta-feira. Oito deles foram atendidos.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Uberlândia informou, por meio de nota, que acompanha e atua em todas as ocorrências.
“Foram destacados todos os órgãos competentes do Município para auxiliar o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais no combate aos incêndios. Em todos os casos ocorridos nos últimos dias, equipes e equipamentos da Defesa Civil, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), da Secretaria Municipal de Obras, da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos deram suporte completo aos trabalhos com a utilização de caminhões pipas, hidrojateamento, pá carregadeiras, entre outros.
Além disso, diante das consequências na qualidade do ar, permanece a ordem para que, em caso de necessidade, a unidades de saúde do município aumentem as escalas de profissionais em atendimento à população.
Esclarece também que, na zona urbana, os trabalhos de fiscalização administrativa contra incêndios ficam a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e, na zona rural, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Já na parte criminal, tanto na zona rural quanto na zona urbana, a responsabilidade ostensiva é da Polícia Militar de Meio Ambiente, que, em casos de flagrante, deve ser acionado pelo 193.”
Impactos para a saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a umidade relativa do ar ideal é quando o índice está entre 50% e 80%. Níveis inferiores a 30% já são considerados preocupantes. A baixa umidade do ar pode causar vários problemas respiratórios e agravar doenças respiratórias, como bronquite, sinusite, asma, dentre outras.
A Defesa Civil de Minas Gerais indica que, nestas condições, os habitantes das regiões com umidade baixa precisam:
Lavar as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
Dar preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo;
Ficar atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
Evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h;
Usar produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e antes de dormir;
Usar chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol.
Incêndio é registrado próximo à ETA Sucupira em Uberlândia
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a
Combate ao incêndio no Parque do Pau Furado segue pelo segundo dia; áreas do setor Norte, Sul e Leste também são atingidas pelo fogo
Mais de 60 pessoas atuam no combate ao incêndio, com o apoio de 22 veículos. Em outros setores da cidade, o fogo atingiu área de chácaras e chegou próximo a condomínios. Combate ao incêndio no Parque Estadual Pau Furado segue pelo segundo dia; áreas do setor S
Adicionar aos favoritos o Link permanente.