Terminal foi o sétimo da nova rodada de concessão dos aeroportos que passarão a ser administrados pela companhia. Aena entrega até dezembro o anteprojeto à Anac com os planos para a modernização do local. Aena assume administração do Aeroporto de Montes Claros
A empresa espanhola Aena assumiu nesta quinta-feira (16) a gestão do Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros. Em agosto do ano passado, a companhia venceu a licitação para gerir 11 aeroportos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará.
O terminal de Montes Claros foi o sétimo da nova rodada de concessão dos aeroportos que passarão a ser administrados pela companhia.
A Aena é a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros. O primeiro voo sob a nova gestão foi o GOL 1336. O pouso ocorreu às 2h, proveniente de São Paulo-Guarulhos (SP). A primeira decolagem foi o voo Azul 4421, às 5h49, com destino a Belo Horizonte (MG).
O aeroporto de Montes Claros recebe voos da Azul, Gol, Latam e VoePass. As operações incluem voos para Belo Horizonte, São Paulo-Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA). O terminal, que é o terceiro mais movimentado do Estado, teve um fluxo de 219 mil passageiros em 2019, último ano antes da pandemia. Em 2022, a movimentação subiu para 244 mil passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 260 mil passageiros.
Melhorias
Para atender à demanda, o aeródromo de Montes Claros receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros. A Aena informou que planeja uma ampliação que irá quase dobrar o tamanho do terminal de passageiros, passando dos atuais 2.000 metros quadrados para 3.700 metros quadros. A superfície disponível na área pública do terminal será 3,5 vezes maior que a atual.
“Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. Haverá um novo pátio de aeronaves para a aviação comercial, com quatro posições de estacionamento tipo C, além de um novo pátio para a aviação geral e uma nova pista de táxi para as aeronaves”, informou a empresa por meio de nota.
De acordo com a empresa até o final do ano será entregue um anteprojeto à Anac com os planos para modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.