Nos últimos dois meses foram registrados 300 furtos de hidrômetros apenas na Grande Florianópolis. Segundo dados disponibilizados pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), apenas nos sete primeiros dias do ano foram registrados 78 furtos. Para realizar a reposição destes equipamentos, a Casan irá instalar um modelo mais moderno que dificulta a prática de fraudes e furtos.
Nos últimos dois meses foram registrados 300 furtos de hidrômetros apenas na Grande Florianópolis – Foto: Germano Rorato/ND
Como solicitar a reposição de hidrômetro
Os pedidos para reposição de hidrômetro devem ser feitos obrigatoriamente com a apresentação de um B.O (Boletim de Ocorrência) junto à Polícia Civil e ser posteriormente enviado via Chat Online no site da Casan ou presencialmente nas Agências.
“Estamos em contato Polícias Civil e Militar para trocar informações e com o novo procedimentos, o morador pode colaborar de forma mais efetiva com mais informações para os trabalhos de investigação dos agentes de segurança”, explicou o gerente de Atendimento ao Consumidor da Casan, Vinícius André Ferreira.
Na hora que o consumidor for registrar o furto junto à Polícia Civil é imprescindível apresentar o protocolo de ocorrência para agilizar o processo.
Número de furtos de hidrômetros em Santa Catarina – Foto: Divulgação/Casan/ND
Sistema mais moderno ajuda a evitar furtos de hidrômetros
A Casan informa que durante a reposição irá instalar um sistema mais moderno chamado abrigo-padrão, que auxilia na segurança do hidrômetro.
O modelo adotado pela Companhia tem compartimento em material plástico e porta em policarbonato transparente, além de um lacre de proteção resistente, que dificulta a prática de fraudes e furtos.
“Também reforçamos a atuação em parceria com órgãos municipais e estaduais para coibir os furtos e combater a receptação de hidrômetros roubados, garantindo que os casos sejam tratados com a maior brevidade possível”, comentou o gerente.