Medidas foram anunciadas durante cerimônia de transmissão de faixa. Atos serão publicados no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (1°), diz governo. Solenidade da passagem da faixa começa com atraso em Palmas; saiba mais
A cerimônia de transmissão da faixa ao prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) ocorreu no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho na tarde desta quarta-feira (1º), logo após a posse na Câmara Municipal de Palmas. Em discurso, ele anunciou as primeiras medidas da gestão e a reforma administrativa com anúncio da maior parte do secretariado.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Durante a cerimônia foram assinados decretos que devem ser publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (1°), segundo informou o secretário de comunicação Élcio Mendes.
Eduardo durante cerimônia de transmissão da faixa
Prefeitura de Palmas/Reprodução
Entre as principais medias anunciadas para o início do mandato está a gratuidade do transporte coletivo de Palmas durante o mês de janeiro.
“O mês de janeiro terá gratuidade no transporte coletivo urbano, o mês inteiro, que o prazo que tenho para transformar o transporte coletivo urbano. Nós vamos chegar, rapidamente, a veículos zero quilômetros, com ar-condicionado, com wi-fi, com acessibilidade. Para isso, vamos dar esse primeiro mês, até que se organizem as coisas”, destacou Eduardo Siqueira.
O novo prefeito afirmou que durante o mandato pretende construir hospitais e a falou da criação e relançamento de programas sociais. Entre os projetos citados estão Pioneiros Mirins, Amigos do Meio Ambiente, Pão Nosso de Cada Dia, Óticas do Povo, Menina Mulher e Força Jovem.
LEIA MAIS
Prefeito Eduardo Siqueira (PODE) faz reforma administrativa e inicia governo com 36 pastas; veja nomes
Bate-boca, polêmica e atraso: Veja como foi a posse de vereadores e do prefeito Eduardo Siqueira Campos (PODE)
Veja como foi a posse de Eduardo Siqueira Campos (PODE) como prefeito de Palmas e dos vereadores eleitos
Mudança de gabinete e primeiras medidas
O retorno da prefeitura ao Paço Municipal voltou a ser reafirmado pelo novo gestor. Eduardo disse que enquanto o espaço, na Praça do Bosque, não fica pronto vai despachar na sede do antigo Amigos do Meio Ambiente (AMA) – que foi gabinete do ex-prefeito Carlos Amastha.
Eduardo afirmou que que não sonha com o Palácio Araguaia e que deve incentivar candidatos mais jovens ao governo estadual. Durante o discurso o prefeito empossado falou para o seu vice, Pastor Carlos Eduardo (Agir), que quando precisar viajar vai deixar o governo em sua responsabilidade e que eles vão governar juntos.
“Mas antes disto, estará ao meu lado governando junto com os nossos secretários e essa Câmara de Vereadores que eu tanto respeitarei em meu mandato”, afirmou.
Confira os primeiros atos assinados por Eduardo Siqueira:
DECRETO Nº 2.627 – Mantém horário de funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal de 6 (seis) horas ininterruptas, das 13h às 19h, para o exercício de 2025.
DECRETO N° 2.628 – Cria comissão para elaborar solução técnica para a Avenida Tocantins;
DECRETO N° 2.629 – Cria comissão para elaborar projetos para os projetos de revitalização do RodoShopping, dos Camelódromos e da Área Reservada ao Comércio Ambulante (Arca) de Palmas;
DECRETO Nº 2.632 – Determina a execução de estudos para a implantação do Programa Passageiros do Futuro para o resgate de programas sociais que visam atender 15 mil crianças, adolescentes e jovens.
DECRETO Nº 2.631 – É instituída a tarifa zero no transporte público coletivo de Palmas no mês de janeiro de 2025.
DECRETO Nº 2.634 – Determina a realização de estudos e projetos para prolongamento e duplicação da Avenida Teotônio Segurado até a Vila Agrotins; construção da Ponte do Setor Bertaville; construção do novo acesso do Setor Água Fria, condomínio Polinésia e região; realização de concurso público para elaboração do projeto arquitetônico da instalação definitiva da Feira do Bosque dos Pioneiros; construção do Mercado Municipal na Feira da 304 Sul; reforma e recuperação das Praia das Arnos, da Graciosa, do Prata, dos Buritis e do Caju; reforma do Kartódromo Rubens Barrichello.
DECRETO Nº 2.635 – Dispõe sobre a instalação da sede da Prefeitura Municipal de Palmas no Paço Municipal e estabelece que funcionará provisoriamente no Orquidário Municipal de Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
D