Foi sancionada nesta quinta-feira (9) a lei que oficializa a criação de quatro novos bairros de Balneário Camboriú, são eles: Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Agora, o local conhecido como Região das Praias passa a ter delimitações geográficas que influenciam nos serviços à população.
Quatro novos bairros de Balneário Camboriú são oficializados pela prefeitura – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/ND
Segundo a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, que sancionou a lei, a proposta consolida uma realidade já vivida pelos moradores e deve incentivar o desenvolvimento da região.
“Esse é um novo momento para a Região Sul de Balneário Camboriú. Essa lei reflete o reconhecimento do crescimento e da importância desses bairros para nossa cidade. Estamos consolidando uma realidade que já era vivida pelos moradores e abrindo portas para mais investimentos e desenvolvimento na região”, explica.
Comunidade participou de discussões sobre criação de novos bairros de Balneário Camboriú
Lideranças comunitárias dos novos bairros estiveram presentes no ato simbólico desta quinta. Marcos Cezar de Almeida, presidente da Associação de Moradores do Estaleirinho; Omar Cuello, presidente da Associação de Moradores do Estaleiro; e Josemir Reis, representante do CONSEG Região Sul, também participaram do processo que contou com audiência pública em 2024.
Desde então, representantes da Secretaria de Planejamento, Secretaria da Fazenda e associações de moradores estiveram envolvidos em reuniões para discutir as possibilidades com a criação dos novos bairros.
O que muda
Na prática, a iniciativa divide oficialmente a área conhecida como Região das Praias e a integra em novos bairros de Balneário Camboriú. O local já conta com infraestrutura urbana e atendimento à população, como escolas, creches, postos de saúde e rede de abastecimento de água e esgoto. No entanto, agora é possível mapear a demanda de cada comunidade e atender de forma mais específica.
A lei também preserva os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava, conforme o Plano de Manejo vigente.
Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú – Foto: Marcele Oliveira/Reprodução/ND
“Ficou evidente como cada comunidade precisava ter sua autonomia. Não era possível continuar tratando todos como se fossem apenas uma única ‘Região das Praias’. Cada bairro tem suas próprias necessidades, algumas podem ser tratadas em conjunto, mas muitas precisam de atenção específica e individualizada”, explicou André Meirinho, ex-vereador que propôs o projeto.
Veja a divisão dos bairros
Laranjeiras: Norte com o Oceano Atlântico, Sul com o Bairro da Barra, Leste com o Bairro Taquaras, Oeste com o Bairro da Barra
Taquaras: Norte com o Oceano Atlântico, Sul com o Bairro Estaleiro, Leste com o Oceano Atlântico, Oeste com o Bairro Laranjeiras e o Bairro da Barra
Estaleiro: Norte com o Bairro Taquaras, Sul com o Bairro Estaleirinho, Leste com o Oceano Atlântico, Oeste com o Bairro São Judas Tadeu
Estaleirinho: Norte com o Bairro Estaleiro, Sul com o Município de Itapema, Leste com o Oceano Atlântico, Oeste com o Bairro Nova Esperança.