Estreia segunda-feira, 13 de janeiro, no programa SC no Ar, portal ND Mais e Jornal ND a série documental “Esquadrões do Passado”. A produção multiplataforma conta com cinco reportagens especiais sobre clubes catarinenses que foram protagonistas no futebol estadual e desapareceram com o tempo.
Valorizando a história do esporte e reforçando o compromisso em produzir conteúdo relevante de Santa Catarina para o mundo, cada episódio busca resgatar a trajetória de ex-grandes clubes do estado.
Paula Ramos 1959 – primeiro clube de Florianópolis (segundo de SC) a disputar um campeonato nacional – Foto: Foto: Acervo/Maury Borges
Para isso, a série multiplataforma conta com a participação de ex-presidentes, ex-jogadores e personalidades renomadas da área. Além de uma equipe de jornalistas da NDTV – RECORD, do Jornal ND e do portal ND Mais.
O idealizador da produção, jornalista e gerente do Núcleo de Esportes do portal ND Mais, Ian Sell, revelou que a ideia surgiu a partir de uma inquietação ao comparar listas antigas de campeões do Campeonato Catarinense.
“A ideia me ocorreu em agosto do ano passado, eu estava vendo a lista de campeões do Campeonato Catarinense, uma vez que a competição completou 100 anos em 2024, e me deparei com diversos nomes de clubes que há tempos não ouvimos falar sobre. Então pensei, o que será que aconteceu com esses clubes? Por que deixaram de disputar o futebol profissional ou mesmo sequer existem nos dias de hoje? O que levou a isso?”
A série busca responder essas e outras questões, enquanto valoriza o legado esportivo catarinense.
Ian destaca também a importância da produção ao olhar para o passado do esporte: “Tenho certeza que relembrar as histórias destes clubes que já foram protagonistas em Santa Catarina é uma forma de abrilhantar essa semana que também marca o início do Campeonato Catarinense de 2025.”
Esquadrões do Passado: A história do futebol catarinense em destaque
A primeira reportagem acompanha a trajetória de América e Caxias, os dois clubes de Joinville que, após passarem por dificuldades financeiras na década de 1970 acabaram se fundindo para a criação do Joinville Esporte Clube.
A segunda destaca a história do Atlético de Ibirama, clube vice-campeão catarinense em 2004 e 2005. No entanto, afastado do futebol profissional em 2010, ressurgindo alguns anos depois disputando sua última temporada em 2015.
Já a terceira apresenta as histórias do Olímpico e Palmeiras, de Blumenau, clubes que tiveram grande relevância especialmente entre os anos 1950 e 1960.
Na quarta, a história do Metropol, pentacampeão catarinense na década de 1960, é apresentada. Relembrando seu sucesso e destaque na mídia como “Real Madrid Catarinense”, em alusão ao clube espanhol na época.
Por fim, a quinta reportagem narra a história do Paula Ramos, o clube de Florianópolis que dividiu as atenções da cidade com Avaí e Figueirense, alcançando até o título do Campeonato Catarinense de 1959.
Esquadrões do Passado: série de reportagens relembra clubes que fizeram parte da história do fu
Adicionar aos favoritos o Link permanente.