A divulgação da nota do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) já tem data definida. Ele poderá ser conferido pelos candidatos a partir desta segunda-feira (13), conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Candidato poderá conferir sua nota do Enem 2024 a partir de segunda-feira (13) – Foto: Reprodução/ND
O desempenho nas provas, realizadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, estarão disponíveis na página do participante no site oficial do Enem 2024.
O que fazer com a nota do Enem 2024?
Segundo orientações do Inep, é importante que o candidato:
Verifique suas notas em cada uma das provas (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática), além da redação;
Inscreva-se nos processos seletivos que utilizam as notas do Enem, como o Sisu 2025 (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Caso não tenha sido aprovado no curso desejado, utilize o aprendizado adquirido nos estudos para a prova para buscar outras oportunidades, como cursos técnicos ou programas de mobilidade estudantil.
Para utilizar a nota do Enem 2024, é imprescindível que candidato não tenha zerado a prova de redação – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Sisu 2025
Principal sistema de oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil, o Sisu receberá inscrições entre os dias 17 a 21 de janeiro.
Na inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil – para ser apto a ingressar por cotas – e pode escolher até duas opções de curso (em quaisquer universidades presentes no sistema). É possível alterar os cursos selecionados dentro do período de inscrições.
Os candidatos que zeraram a redação e/ou que não têm o ensino médio completo estarão automaticamente desclassificados do processo seletivo.
ProUni 2025
Caso queiram ingressar em uma instituição de ensino privada, os candidatos podem usar a nota do Enem para se inscrever no ProUni, que disponibiliza bolsas de estudo, integrais e parciais — 50% do valor da mensalidade — em cursos de graduação nessas instituições.
O público-alvo do ProUni são estudantes de baixa renda que não tenham recursos para pagar integralmente por um curso. Para se inscrever, é necessário ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (2023 ou 2024), além de ter alcançado uma média de, no mínimo, 450 pontos – sem ter zerado a redação.
Caso selecionado, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277), para obter a bolsa integral, e até três salário mínimos (R4 4.554) para as bolsas parciais.
Nota do Enem 2024 pode ser utilizada por candidatos de baixa renda para obter bolsas de estudos em instituições privadas – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Reprodução/ND
Fies
O candidato poderá usar a nota do Enem 2024 para se inscrever no Fies, que oferece financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos – de instituições privadas e comunitárias.
Os pré-requisitos para o Fies são iguais aos do ProUni: nota média de no mínimo 450 pontos sem ser zerado a redação. A renda familiar mensal bruta, por pessoa, precisa ser de até três salários mínimos (R4 4.554).
Ingresso em universidades estrangeiras
A nota do Enem 2024 também pode ser utilizada para quem deseja estudar no exterior. Universidades nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Portugal admitem estudantes brasileiros que tenham performado bem no exame.
As regras de admissão variam de acordo com a instituição. Confira aqui as universidades estrangeiras que aceitam brasileiros com a nota do Enem.
A NYU (New York University), nos Estados Unidos, é uma das universidades estrangeiras que aceita a nota do Enem – Foto: Divulgação/NYU