Ideia surgiu há três anos e foi preparada por quatro meses, para que tudo desse certo, em uma escola de balonismo de Boituva. Pianista voou em uma plataforma acoplada ao balão; assista ao vídeo. Músico grava clipe tocando piano em balão nas alturas; ‘daqui de cima eu sinto paz’
Reprodução/Geovane Caique
O que parecia um sonho, ou até cena de filme, se tornou realidade e um balão sobrevoou levando um piano com quase 600 quilos em Boituva (SP), envolvido por uma melodia autoral que ‘casa’ perfeitamente com o momento. A ideia do pianista Paulo Rodrigo, de tocar a música nas alturas, deu certo e o clipe oficial foi divulgado na quinta-feira (9). (Assista ao vídeo abaixo).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Em entrevista ao g1, Paulo Rodrigo falou sobre a motivação para gravar o clipe dessa forma.
“Eu já tinha gravado outros projetos com propósito de motivar a vida das pessoas através dos meus desafios. O balão ali, pra gente, representa você se distanciar dos medos, já que lá de cima, é tudo é tão pequeno e você também tem a sensação de liberdade.”
Foram meses de preparo, tanto do músico, quanto dos profissionais de uma escola de balonismo de Boituva.
“Levou uns quatro meses, para poder fazer todas as medições com engenheiros, sobre o peso e construção da plataforma, fazer os testes de voo até o exato dia da gravação do clipe”, comentou.
Músico grava clipe tocando piano em balão a mais de 900 metros de altura
Preparação
Utilizando todos os equipamentos de segurança necessário, o pianista afirmou que nunca tinha andado de balão ou pulado de paraquedas.
“Mas me preparei bastante fazendo treinamentos, inclusive de rapel, porque eu tive que subir da plataforma onde estava o piano até o cesto do balão, antes da aterrissagem.”
“Todo mundo acha que eu sou muito corajoso, mas a verdade é que o propósito fala mais alto. Eu me preparei psicologicamente para esse momento e confesso que no dia, eu estava pleno, tranquilo demais, porque passei três anos sonhando para realizar esse projeto”, contou o pianista.
O desafio maior seria fazer o piano sobrevoar a uma altura de três mil pés (914 metros de altura), equivalente a um prédio de 300 andares, com apoio do balão. Para isso, uma equipe de 12 profissionais cuidaram de cada detalhe. Paulo Cesar Mirkai, instrutor de paraquedismo e piloto de balão em Boituva, participou do projeto.
“A gente tinha uma preocupação em construir uma plataforma suficientemente resistente e segura com o mínimo de peso para levar o piano, porque o balão tem um limite de peso de 900 quilos e só a plataforma com o piano já deu quase 600 quilos”, descreveu o instrutor.
Para que tudo desse certo, a equipe de balonismo fez uma consultoria com a polícia de São Paulo, sobre resgate em altura, preparando um sistema que desse para o músico Paulo entrasse no cesto do balão antes da aterrissagem.
“Outra preocupação era com o Paulo, pois ele decolou na plataforma, mas não poderia pousar nela, então, a gente colocou uma cadeirinha de rapel nele e depois que ele fez a apresentação, a gente o puxou para o balão”, reforçou o instrutor.
A escolha de tocar a música com apoio do balão faz referência a letra da música do Paulo Rodrigo
Reprodução/Geovane Caique
Carreira musical cheia de aventuras
O músico cearense já acumula quase 50 mil seguidores e inscritos, somando o público que acompanha em diferentes meios digitais. E o que chama a atenção é pelas escolhas inusitadas de Paulo Rodrigo ao gravar os clipes das músicas autorais.
“Eu quero mostrar o nosso Brasil de uma maneira diferente, por meio da minha arte. Então, já gravei clipe em cima de uma montanha, já gravei clipe em alto-mar, num navio que está em naufrágio há 36 anos na orla do Ceará e já gravei clipe debaixo d’água”, lembra o pianista.
Paulo Rodrigo já gravou mais de 15 clipes nas principais cidades do Ceará, a partir de um projeto social que valoriza a cultura de cada região. “O projeto se chama “Orgulho de ser Cearense’ e, agora, nós estamos ampliando para nível Brasil com o ‘Orgulho de Brasileiro’. Quero estimular o turismo em cada região por onde passar”, afirmou.
Com mais de 20 anos de carreira, Paulo Rodrigo afirma que possui novas aventuras em mente e outros pontos turísticos pelos quais já gravou clipes e pretende lançar em breve, nas suas redes sociais.
Paulo Rodrigo já tocou o piano em outros lugares inusitados, como descendo uma tirolesa ou no alto de uma motanha
Reprodução/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM