Enquanto a banha de porco se destaca pelo sabor marcante e resistência ao calor, o azeite de oliva, rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, é conhecido por seus benefícios à saúde cardiovascular.
Banho de porco é usada para dar mais sabor para a comida – Foto: Reprodução/ND
Banha de porco é mais saudável que azeite?
O médico especialista em aparelho digestivo, Francisco Rebouças, explica que a banha de porco é composta predominantemente por ácidos graxos saturados, como o ácido palmítico e o ácido esteárico, além de conter uma proporção significativa de ácido oleico, também presente no azeite.
Rebouças destaca que a banha tem uma alta estabilidade térmica de cozimento, isso significa que na hora do preparo dos alimentos, o óleo não vai queimar e soltar toxinas na comida, ao contrário da manteiga, por exemplo.
Contudo, o consumo de banha de porco pode elevar os níveis de colesterol LDL (“ruim”) e triglicerídeos, além de reduzir o colesterol HDL (“bom”), fatores que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
O azeite de oliva, por outro lado, é rico em ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ácido oleico, e contém antioxidantes como os polifenóis.
Azeite continua sendo mais saudável que banha de porco – Foto: Freepik/ND
Estudos indicam que seu consumo está associado à redução do colesterol LDL (“ruim”) e ao aumento do HDL (“bom”), contribuindo para a saúde cardiovascular. Além disso, o azeite de oliva possui compostos anti-inflamatórios que podem oferecer benefícios adicionais à saúde.
Desta forma, a banha de porco é uma opção mais saudável que óleos vegetais populares, como de soja e de milho. No entanto, quando comparado ao azeite, ela se torna mais prejudicial à saúde.
O médico ainda destaca que é fundamental utilizar qualquer óleo ou gordura com moderação e dentro de uma dieta equilibrada.