O advogado Hélio Brasil foi empossado pelo presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli, como novo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem em Santa Catarina. O órgão é responsável pela orientação e fiscalização da atuação da advocacia, e que conta com oito turmas distribuídas por todo o Estado.
Hélio Brasil, ao lado de Rafael Horn e Juliano Mandelli, durante assinatura de posse – Foto: Eduardo Tarasca/Divulgação/ND
A solenidade ocorrida nessa segunda-feira (13) no plenário da instituição, contou com a presença do presidente nacional interino da OAB, Rafael Horn, membros da diretoria da Seccional, presidentes de Comissões, representantes de instituições, autoridades, familiares e amigos.
Brasil já foi conselheiro estadual e conselheiro federal da OAB/SC. Foi presidente da Associação dos Advogados Criminalistas e da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.
Novos advogados
O presidente da Seccional enfatizou o papel de extrema relevância prestado pelo TED, que trabalha de forma intransigente pela ética na advocacia. “Nossa profissão deve ser sempre norteada pela ética. Por isso, caso ocorra alguma infração, não hesitaremos em cortar na nossa própria carne”, disse Mandelli durante a posse.
“O Tribunal de Ética tem a função, prevista em regulamento, de orientar, realizar estudos e palestras, para que os novos advogados, ao iniciarem suas carreiras, saibam o que pode ou não ser feito, seguindo o caminho correto. Nosso objetivo é orientar os colegas antes que algo aconteça que possa levá-los a serem punidos”, comentou Hélio Brasil.