Um estudo recente do “Journal of Nutrition, Health and Aging” (Jornal de Nutrição, Saúde e Envelhecimento), revelou que pessoas que consomem chá-verde apresentaram melhora na memória, trabalho e nas tarefas relacionadas à retenção e recuperação de informações.
Apesar da infusão das ervas em água quente ser a forma mais utilizada do chá, há outras receitas que contam com benefícios garantidos para a memória, cognição, como o matcha por exemplo.
O matcha é uma ótima e deliciosa opção para aproveitar as maravilhas do chá-verde para a memória – Foto: Freepik/Reprodução
O matcha é um tipo de chá-verde em pó, produzido a partir das folhas jovens da planta Camellia sinensis, que são cultivadas de forma especial. Algumas semanas antes da colheita, as plantas de chá são cobertas para limitar a exposição à luz solar.
Esse método aumenta a produção de clorofila, dando às folhas uma cor verde vibrante, e aumenta a concentração de L-teanina, um aminoácido que promove relaxamento e melhora o foco.
Após a colheita, as folhas são vaporizadas, secas e trituradas em um pó ultrafino. Diferentemente do chá-verde tradicional, onde se infunde e descarta as folhas, no matcha você consome a folha inteira em pó, garantindo uma maior concentração de nutrientes e antioxidantes.
Matcha conta com benefícios maravilhosos para a memória – Foto: Reprodução/Freepik
Benefícios do Matcha para a memória
Alta concentração de antioxidantes: especialmente catequinas, que combatem os radicais livres.
Estímulo com relaxamento: graças à combinação de cafeína e L-teanina, que promove energia sustentada sem nervosismo. Melhora do foco e memória.
Desintoxicação: por ser rico em clorofila.
Metabolismo acelerado: pode ajudar na queima de gordura.
Receita de Matcha Latte
Ingredientes
1 colher de chá de matcha em pó (aproximadamente 2 g).
1/4 de xícara (60 ml) de água quente (80°C, não deixe ferver).
3/4 de xícara (180 ml) de leite ou bebida vegetal (amêndoa, aveia, coco etc.).
1 a 2 colheres de chá de mel, xarope de agave ou adoçante (opcional).
Modo de Preparo
Em uma tigela pequena, peneire o pó de matcha para evitar grumos. Adicione a água quente e misture vigorosamente com um chasen (batedor de bambu) ou um batedor pequeno, até formar uma espuma leve.
Esquente o leite em uma panela ou no micro-ondas, sem deixar ferver. Se desejar um toque extra de cremosidade, use um espumador de leite.
Em uma xícara, adicione o matcha preparado e despeje o leite quente por cima. Adoce a gosto, se necessário.
Misture bem e aproveite! Pode ser servido quente ou com gelo para uma versão refrescante.