Existe um exercício que queima gordura e que se você está sem tempo, ele pode ajudar você a ativar o potencial metabólico e manter a saúde mesmo enquanto estiver sentado.
Parece impossível? A resposta surpreendente está no músculo sóleo, localizado na panturrilha. Esse exercício que queima gordura de uma única forma.
O músculo sóleo desempenha um papel crucial no metabolismo oxidativo, processo que converte carboidratos, gorduras e proteínas em energia para o organismo.
Pessoas que trabalham sentadas podem desenvolver sedentarismo e doenças graves – Foto: Freepik/ND
Um estudo liderado pelo professor Marc Hamilton, da Universidade de Houston, revelou que a ativação correta desse músculo mantém o metabolismo acelerado por horas, com benefícios superiores ao jejum intermitente ou a exercícios tradicionais para o controle do açúcar no sangue.
De acordo com a pesquisa publicada no periódico iScience, exercitar o sóleo melhorou o controle glicêmico em 52% e reduziu em 60% a necessidade de insulina três horas após a ingestão de glicose.
Os efeitos metabólicos tornam o exercício uma solução promissora contra problemas de saúde ligados a diabetes, sedentarismo, obesidade e doenças cardíacas.
Como fazer o exercício que queima gordura?
Para ativar o exercício que queima gordura mesmo sentado, sente-se com os pés apoiados no chão e relaxe os músculos das pernas. Na sequência, levante o calcanhar repetidamente e mantenha a ponta dos pés no chão.
Esse movimento deve ser suave e constante. Essa prática de baixo impacto permite repetições prolongadas sem fazer esforço excessivo.
Essa simplicidade torna o exercício que queima gordura uma fonte importante e acessível para qualquer pessoa, especialmente para aquelas que passam muito tempo sentadas no trabalho ou em casa.
Começar a flexão em um ângulo maior pode ajudar a odiar menos o exercício – Foto: Reprodução/Freepik/ND
Por que o exercício exercício que queima gordura é tão eficaz?
O diferencial do músculo sóleo é a maneira como utiliza combustível. Ele consegue queimar energia com mais eficiência mesmo em situações de descanso. Segundo explicou Hamilton, “nunca sonhamos que esse músculo tivesse esse tipo de capacidade”.
Com essa descoberta o movimento do sóleo deve ser explorado para melhorar a saúde de forma simples e acessível.
Muitas horas sentado
Algumas pessoas passam muitas horas sentadas têm maior risco de desenvolver problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas e demência.
Apesar da pesquisa mostrar potencial, vale destacar que um único exercício não substitui as atividades físicas e os hábitos saudáveis para controle de peso e saúde metabólica.