As fortes chuvas que castigaram o litoral catarinense nesta quinta-feira (16) foram motivo para que 301 detentos do regime semiaberto fossem liberados do Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí.
Complexo Penitenciário da Canhanduba liberou 301 detentos nesta quinta-feira (16) – Foto: Flávia Tin/ND
A informação foi confirmada ao ND Mais pela Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social.
“A medida, válida por um período de sete dias, visa garantir a segurança e a integridade física dos internos, considerando os impactos das condições climáticas na estrutura da unidade prisional”, diz o órgão, em nota.
Chuvas em Itajaí foram motivo para ‘saidão’ de 301 detentos
O município de Itajaí acumulou acima de 100 mm de chuva nas últimas 12 horas, ocasionada por um sistema de baixa pressão que atingiu a região do Litoral Norte.
Defesa Civil atendeu várias ocorrências nesta quinta-feira (16) – Foto: Prefeitura de Itajaí/ND
Ao todo, foram registradas 35 ocorrências entre alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores. As principais ocorrências atendidas pela Defesa Civil foram 26 alagamentos, sete deslizamentos de terra e duas quedas de árvores.
As áreas mais afetadas pela chuva foram o bairro São Judas (11 ocorrências), Fazenda (5 ocorrências), Praia Brava (4 ocorrências), Cabeçudas e Centro (3 ocorrências), Cidade Nova, Dom Bosco, Fazendinha, Nossa Senhora das Graças (2 ocorrências) e Ressacada e Santa Regina (1 ocorrência).
Nestas ocorrências, o órgão socorreu 20 pessoas e um animal. De acordo com a Defesa Civil, todas as ocorrências estão sendo monitoradas e a situação foi normalizada, não havendo mais riscos para a população e nem a necessidade da abertura de abrigos temporários.