Durou apenas 24 horas a nomeação de Everson Spagnollo para o cargo de secretário de Finanças, Orçamento e Fazenda Pública de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. Alçado à função na terça-feira (14), ele foi exonerado na quarta (15), pela prefeita Juliana Maciel (PL).
Everson Spagnollo ficou apenas um dia no cargo – Foto: Internet/Reprodução/ND
O agora ex-secretário é esposo da prefeita de Major Vieira, Aline Ruthes e foi alvo de uma polêmica após ser anunciado para a pasta de Finanças. Profissional da área contábil, ele foi suspeito de desviar cerca de R$ 65 mil dos cofres da prefeitura de Abelardo Luz, no Oeste catarinense, em 2001.
A situação é citada em processo no Tribunal de Contas do Estado. De acordo com o que expõe o tribunal, uma empresa que fez auditoria no município à época apontou que Spagnollo teria retirado verbas diretamente da conta da prefeitura, mas que o valor foi devolvido ainda no mesmo ano, com juros e correção monetária.
Ex-secretário diz que está com a consciência tranquila
Everson, porém, nega a acusação. Procurado pelo portal ND Mais, ele afirma que, quando o caso apontado pela auditoria ocorreu ele já não prestava mais serviços para a prefeitura de Abelardo Luz. “Estou com a consciência tranquila”, diz.
“Apresentei todas as certidões criminais, eleitorais, SPC, tributos e inclusive do TCE para análise do controle interno e posterior contratação, já trabalho no ramo público há 30 anos e não devo nada à Justiça, até porque se tivesse alguma pendência nem poderia contratar com a administração pública”, afirma.
O que diz a prefeitura sobre a exoneração do secretário
Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura de Canoinhas afirmou que o “Governo Municipal tem o compromisso de zelar pelos princípios éticos de honestidade, transparência e respeito à legislação vigente”. Confira a íntegra da nota:
“Spagnollo foi exonerado assim que os fatos chegaram ao conhecimento do Governo do Município, e não assumirá nenhuma pasta.
É importante ressaltar que as certidões apresentadas por ele são negativas, não havendo quaisquer restrições em seu nome. Contudo, diante da situação, ele foi exonerado.
O Governo Municipal tem o compromisso de zelar pelos princípios éticos de honestidade, transparência e respeito à legislação vigente, garantindo uma gestão pública responsável e cidadã.
Já foi nomeado um novo secretário para a pasta, sendo um servidor efetivo com mais de 10 anos de experiência como contador na Prefeitura de Canoinhas.”