Um mutirão de limpeza e organização envolveu cerca de 200 voluntários durante a manhã de sábado (18) no HMRC (Hospital Municipal Ruth Cardoso), em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Durante a ação, a prefeita Juliana Pavan (PSD) criticou a situação do local.
Atual prefeita criticou materiais encontrados em depósitos do hospital – Foto: Divulgação/Prefeitura de BC/ND
Como a situação no município já está se normalizando após as chuvas, foi possível realizar o mutirão no local, que já estava planejado. Segundo a prefeita, o objetivo era limpar e organizar a parte externa para dar uma cara nova ao local.
No entanto, durante a limpeza, foram encontrados bens inservíveis que estavam armazenados em locais fechados. A prefeita cita que esses locais estavam úmidos, com mofo e apresentavam possíveis focos de dengue.
Entre os materiais estavam macas, incubadoras de UTI neonatal, poltronas para acompanhantes e documentos. De acordo com Juliana Pavan, esses itens não foram mencionados durante a transição de governo e foram encaminhados para a Diretoria de Patrimônio, na Secretaria de Compras.
Mutirão de limpeza e organização aconteceu na manhã de sábado (18) – Foto: Divulgação/Prefeitura de BC/ND
Bens estavam em locais fechados
Em um vídeo divulgado na internet, a prefeita cita que eles foram surpreendidos com os depósitos. “Olha a condição que encontramos os equipamentos que funcionam”, alerta.
Além disso, a prefeita criticou a antiga gestão do município e citou que a situação é um descaso com o dinheiro público. “É uma falta de respeito com a saúde de Balneário Camboriú, uma herança do último governo”, completa.
Segundo a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, outros trabalhos de trabalhos serão realizados na cidade. Entre eles, a revitalização de jardins, a poda de árvores, lavação com hidrojato, conserto e pintura de bancos, roçada, retirada de entulhos e de bens inservíveis, entre outros pequenos reparos.
O que diz a antiga gestão?
Segundo o ex-prefeito Fabricio Oliveira, a equipe de transição foi comunicada sobre o armazenamento dos equipamentos – Foto: Reprodução Rádio Menina
O ND Mais entrou em contato com o ex-prefeito Fabricio Oliveira. Ele ressaltou que os equipamentos apresentados estavam armazenados em depósito de forma regular e são itens obsoletos, fora de linha e sem peças disponíveis para manutenção.
“Esses equipamentos estavam armazenados em salas externas e devidamente comunicados ao setor de bens inservíveis do município. O pedido de transferência está registrado na plataforma 1Doc e o memorando com a lista completa foi anexado ao pedido”, explica.
Ainda segundo o ex-prefeito, “a equipe de transição foi comunicada sobre o armazenamento desses equipamentos, pela diretora do HMRC, Syntia Sorgato, ainda no ano passado”, ressalta.
Oliveira comunicou que todos os setores do hospital contam com equipamentos modernos como incubadoras, berços aquecidos e aparelhos de fototerapia. De acordo com o ex-prefeito, esses itens estão em pleno funcionamento e com manutenção em dia.
“Esse tipo de ataque infundado reflete práticas ultrapassadas da velha política”, completa sobre o vídeo da prefeita Juliana Pavan.
Mutirão contou com a ajuda de voluntários em Balneário Camboriú
O mutirão no hospital reuniu cerca de 200 voluntários – Foto: Divulgação/Prefeitura de BC/ND
Pessoas de municípios vizinhos também auxiliaram na limpeza do local. Andréa da Silva, moradora de Itapema, é uma delas. Ela soube da ação por uma postagem no Instagram e decidiu ajudar.
“Tenho amigos que trabalham na saúde em Balneário Camboriú e me coloquei à disposição. Achei muito interessante essa ação e nós, em Itapema, também utilizamos o Ruth Cardoso. Vim para colaborar e fazer algo em prol da comunidade”, conta.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, ao todo 52 mudas foram plantadas durante a ação. São árvores, como ipê e aroeira, e mudas frutíferas nativas, como jabuticaba, acerola, amora e pitangas.